segunda-feira, 31 de março de 2014

Nos trilhos do trem da juventude...

Tem horas em que é necessário se desconectar. Logo, fiz isso até agora.

Nesse sentido, após a tentativa de trazer um pouco de alívio e beleza ao momento difícil relatado no post anterior, muitas ideias surgiram em minha mente para um novo texto - dentre esses "insights", vou me aventurar naquele que, talvez, seja o mais pitoresco. Ora, o bonde segue. 


Indo direto ao ponto, queria ousar conciliar o momento atual da sociedade brasileira, uma música pouco conhecida dos Paralamas do Sucesso e algumas reflexões pessoais. Bem, começando pela música (chamada "O trem da juventude"), vamos a alguns de seus trechos, um de cada vez. 

"Minha alma é lavada, desencardida
(E quem destratou a sua vida foi você)
Desamarrada, desimpedida, desarmada
Voa livre pelo mundo até escurecer..." 


O poeta, ao descrever sua alma, afirma que ela está limpa, sem amarras ou impedimentos e que, por isso, ela "voa livre". Talvez esse tenha sido o grito silencioso (ou não) de muitos brasileiros que viveram os anos árduos do chamado Regime Militar - cujo marco inicial (o Golpe de 64) completa 50 anos nesses últimos dias. Curiosamente, ainda nesse contexto sócio-histórico, o Brasil viu bem recentemente pequenas mobilizações populares (a "Marcha pró-fascismo" e a "Marcha anti-fascista"), as quais fizeram [ou tentaram fazer] alusão ao período da Ditadura, seja condenando ou apoiando. Ironicamente, muitos dos que estavam nessas marchas nem sabiam a razão porque estavam lá - por exemplo, uma jovem levava um cartaz de "Salve o fascismo" sem saber o significado do Fascismo. Isto é, essa confusão toda só mostra que estamos perdidos, sem saber quem somos, o que devemos fazer e onde temos que chegar no final das contas. É preciso desencardir a alma. É preciso se desarmar de si mesmo. Não precisamos de "rebeldes sem causa" nem podemos estar do lado dos "opressores", dos "neofascistas". Liberdade é preciso. Uma alma limpa é preciso.

Liberdade até escurecer; liberdade em meio à escuridão. 


Entretanto, se olharmos atentamente pra nossas próprias almas, provavelmente veremos que ainda existem certas "amarras", "impedimentos" ou "sujeiras". Qual de nós nunca guardou mágoas ou ressentimentos, ou nunca sentiu inveja ou se julgou melhor do que os outros? Tudo isso mostra que nossas almas nascem (e podem permanecer) encardidas, amarradas e presas. Na verdade, a alma descrita nos versos acima não é o padrão dominante - pelo contrário, é o ideal que nenhum de nós tem [nesse momento exato] ou poderia ter, caso dependêssemos de nós mesmos para alcançá-lo. Ora, se nossas almas são naturalmente encardidas, amarradas e sujas, precisamos de algo externo que as torne desencardidas, desamarradas e lavadas. Bem, se Deus é Aquele que nos fez à Sua própria imagem (corpo e alma), Ele é quem conhece nossas almas inteiramente e, por isso, pode torná-las limpas, desprendidas e sem manchas; pode, enfim, torná-las livres. Jesus Cristo uma vez disse a Seu próprio respeito: "...se o Filho os libertar, verdadeiramente vocês serão livres...". Simples. Direto. Indubitável.


Por outro lado, a mesma música diz em outro momento:

"Novas maravilhas pra se admirar
Não me venha com a velha dor...
O trem da juventude é veloz
Quando foi olhar, já passou
Os trilhos do destino cruzando entre nós pela vida, 
Trazendo o novo..."

Embora a vida seja sempre marcada por desafios, aflições, perdas e imprevistos, ter esperança é fundamental. Dessa forma, no que se refere ao dia-a-dia, nada melhor do que concentrar-se em admirar as "novas maravilhas" [as quais, normalmente, são as coisas mais simples] e esquecer a "velha dor", pondo sobre ela a "sorte". Em face dos sofrimentos, a convicção de que Deus é bom deve nos fazer "cantar a Esperança e deixar a tristeza pra lá", pois certamente o dia de ser "livre pra voar", de "voar livre pelo mundo", chegará. A Bíblia promete a todos os que creem em Jesus Cristo que virá o dia de Sua volta, no qual os que morreram crendo Nele ressuscitarão e, ao mesmo tempo, os vivos crentes serão levados para encontrá-Lo nas alturas, no céu - uma visão assustadoramente bela e terrível!  Bela para aqueles que hoje confiam no Filho de Deus como seu Salvador e o reconhecem como seu Senhor, mas terrível a todos os que O rejeitam e vivem segundo seus próprios conceitos e desejos - ora, estes últimos não irão encontrar o Cristo glorificado no céu, mas estarão separados Dele. 


O trem da juventude é veloz; quando for olhar, já passou. 

Eu sou um jovem e, visto que estou dentro desse "trem da juventude", estou sujeito a toda essa velocidade, a toda essa efemeridade, a toda essa temporalidade - um certo colega poeta já disse que "quase tudo é temporal, porque está sujeito ao sujeito chamado tempo". Muitas coisas na nossa vida vem e vão - empregos, relacionamentos, cursos, viagens, pessoas. Tudo isso é temporal, efêmero, existe hoje e amanhã já passou. Porém, existem coisas que não estão sujeitas ao tempo, dentre as quais a mais importante é o Amor - não o amor humano, não o amor por coisas, nem mesmo o amor familiar. Esse amor que não é temporal mas, ao contrário, é eterno,  vem de Deus - mais do que isso, é a manifestação do Seu próprio Ser, porque Deus é Amor. Resumindo, a nossa maior necessidade é que os trilhos de nosso trem "se cruzem" com o destino que Deus designou - pois, se esse encontro não acontecer, continuaremos com nossas almas sujas e amarradas em si mesmas. Somente quando buscarmos cruzar nossos caminhos com os "trilhos de Deus" veremos o "novo sendo trazido a nós", pois é Ele que nos faz novas criaturas, é Ele que nos dá um novo coração e um novo espírito, é Ele que nos dá uma nova mente e, assim, uma nova maneira de viver.   


É hora de ir.

Ir até Jesus Cristo, com a consciência dos próprios pecados e sujeiras da alma e pedir a Ele para limpar, desencardir, desamarrar e dar liberdade a tudo. Mas, se você já crê Nele, é hora de se lembrar que Ele está sempre pronto a dar paz, liberdade, refrigério e alívio em meio às dores e perdas da vida. É hora de aproveitar a oportunidade, pois a misericórdia de Deus vem até nós assim como o trem da juventude - veloz, irresistível e poderosa mas, por ser veloz, pode passar sem ser notada ou mesmo ser desprezada. Não aguarde a misericórdia passar por você. Não aja de modo que Deus seja como esse "trem da juventude", passando tão rápido ao ponto de você não percebê-Lo. E mais - que a justiça e a indignação de Deus por causa de seus pecados não te pegue de surpresa e, assim, passe a oportunidade e você caia nas mãos Dele. Jesus morreu pelos nossos pecados para nos livrar da ira de Deus; acredite nisso e, certamente, você passará a andar nos trilhos que te levam à eternidade. 




Pela certeza de trilhar meu caminho com Ele,




Soli Deo Gloria!

2 comentários:

  1. Linda a sua análise, você conseguiu fazer comparações coerentes e lógicas da musica e as verdades bíblicas.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu estava em busca da analise dessa musica; como Deus é maravilhoso. Eis que me deparo com essa maravilha de interpretação e o mais surpreendente, uma musica "secular" sendo vista pelos olhos de um cristão. Parabéns e que Deus te dê olhos espirituais para que você possa ser lâmpada na vida das pessoas. Abraços de uma cristã que virou sua fã.

    ResponderExcluir