sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Nada além da verdade...

Hoje não estou para textos amigáveis.

Ultimamente, tenho sido mais leve e sereno em minhas postagens mas, dessa vez, algo me despertou indignação... Indignação profunda, violenta, ácida. Acredito que faz um bom tempo que eu não estou tão furioso. Mas tenha calma - eu não sou nenhum ditador comunista ou membro do Estado Islâmico; o máximo que posso fazer é escrever algumas palavras que confrontarão a quem ler esse post, especialmente a mim mesmo. 


Sem mais rodeios, o título desse post remete a um programa de TV razoavelmente recente, chamado "Nada além da verdade". Eu não tinha o hábito de assisti-lo, porém suponho que a ideia básica do mesmo era que cada participante convidado falasse apenas a verdade, "nada além da verdade", a respeito de qualquer assunto sobre o qual fosse questionado. Em suma, a verdade era a única coisa permitida (em tese) no programa - e, do mesmo modo, a verdade será a única coisa a ser buscada neste post, doa em quem doer. Aqui neste blog não há espaço para a "ditadura dos ofendidinhos"; a nossa sociedade já faz isso para os interessados.

Portanto, partindo da ideia de "nada além da verdade", queria relembrar um dos diálogos mais peculiares registrados na Bíblia, entre Jesus Cristo e Pilatos, como registrou o evangelista e apóstolo João:

Pilatos então voltou para o Pretório, chamou Jesus e lhe perguntou: "você é o Rei dos judeus?"
Perguntou-lhe Jesus: essa pergunta é tua, ou outros te falaram a meu respeito?
Respondeu Pilatos: "Acaso sou judeu? Foi o seu povo, bem como os chefes dos sacerdotes que o entregaram a mim. O que você fez?"
Disse Jesus: "o meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui".
"Então você é Rei!", disse Pilatos. Jesus respondeu: "Tu dizes que sou Rei. De fato, por esta razão nasci e para isso vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz".
"O que é a verdade?", perguntou Pilatos. [Evangelho de João, cap. 18, vs. 33-38a]


Verdade. 
Verdade? 
Verdades?

Essa é a palavra mais perturbadora, assustadora e desprezada de nossa língua. É a palavra da qual todos fogem como alguém corre de um enxame de abelhas silvestres no meio de uma floresta densa, seja mais rapidamente ou mais lentamente. Uma coisa é certa - a verdade existe, é uma realidade, não importa o que você (ou eu, ou quem quer que seja), caro leitor, pense. Se não podemos/conseguimos fugir dela, damos um "jeitinho brasileiro" e a distorcemos a nosso bel prazer, conforme nossas conveniências ou padrões "politicamente corretos". Por outro lado, a pergunta de Pilatos talvez não tenha sido respondida diretamente para ele por Jesus (o relato bíblico não dá detalhes a esse respeito), porém sua resposta já havia sido dada pelo próprio Cristo no mesmo Evangelho alguns capítulos antes, onde Ele disse: "eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (João 14:6). Antes de tudo e sobretudo, a "verdade" que Pilatos queria descobrir estava ali, na sua frente - uma verdade tangível, visível, encarnada, viva. Não posso saber se Pilatos descobriu a "resposta" para sua pergunta tão crucial, mas eu sei que essa pergunta chega até mim e você ainda hoje - logo, qual resposta temos considerado como certa? Temos algumas opções - não há verdade, existe uma verdade para cada um ou existe uma verdade absoluta que é base para todas as outras "verdades secundárias". Segundo o Livro Santo, Jesus é a verdade absoluta e, logo, as demais "verdades" só serão verdades caso se conformem com Ele e Nele.


No entanto... o que significa dizer que Cristo é a verdade? 
A Bíblia ousa afirmar que há uma única verdade que é medida de todas as coisas, e não apenas isso - ela diz que a verdade é uma Pessoa, uma Pessoa que é declarada como Deus e que também se fez homem
Mas e daí?

Considerando o texto transcrito acima, o mesmo se refere às últimas horas de Jesus antes de Sua morte, precisamente quando Ele foi levado a Pilatos, o governador romano da região da Judeia, para ser julgado. Nesse contexto, Jesus foi questionado se era o Rei dos judeus (remontando à acusação feita pelo povo contra Ele) e, depois de algumas palavras de Pilatos, Ele disse que o Seu reino não era desse mundo - ou seja, Ele confirmou que era um Rei, mas de um reino diferente de qualquer outro reino concebido pela mente humana. Após essa resposta desconsertante de Jesus, Pilatos (possivelmente num tom irônico) pergunta a Jesus novamente se Ele era Rei, declaração que foi seguida da tréplica mais devastadora que alguém poderia imaginar - Jesus confirma Sua identidade de Rei e disse que veio ao mundo para revelar a verdade, para testemunhar da verdade, conforme as palavras "...tu dizes que sou Rei. De fato, eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem". Não há como ser mais claro - alguns ouvem a voz de Jesus por serem do lado da verdade, de modo que aqueles que não ouvem estão obrigatoriamente no lado da mentira, do lado do engano. Não é uma questão de ser "socialmente relevante", "politicamente correto" ou "religiosamente aceitável" - a única coisa que interessa é se damos ouvidos à voz do Mestre Nazareno ou se a ignoramos. 


Dentre as diversas coisas que Jesus Cristo disse, gostaria de destacar uma que foi descaradamente pisoteada em um post que li recentemente no facebook - no caso, em uma das páginas que sigo, li uma publicação que dizia "...se alguém não faz missões 'junto' e nem 'perto', não é missionário em lugar algum". Por um lado, eu concordo com a ideia da frase, pois quando Jesus Cristo nos comissionou para a proclamação de sua mensagem [bem como com base em Seu próprio exemplo], Ele disse para "começarmos por Jerusalém", o que indica que devemos ser testemunhas Dele desde o lugar em que estamos, trabalhamos, estudamos ou nos divertimos com nossos amigos. Todavia, alguns daqueles "teólogos piedosos de internet" - que parecem ser zelosos da verdade divina mas ainda nem lavaram a louça do almoço ou nunca juntou seus pares de tênis que não usa mais para doar a quem precisa - apareceram como "juízes" destilando estupidez ao condenar outros que vão evangelizar países ricos como a Itália, Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, como se isso fosse obrigatoriamente um "pretexto pra turismo" em nome de "fazer missões", acrescentando que esses "falsos missionários oportunistas do 1º mundo" deveriam ir aos lugares pobres do Brasil, da África ou Ásia em vez da Europa ou América do Norte, já que nestes últimos continentes existem muitas igrejas cristãs... Será mesmo? 

Em primeiro lugar, desde quando o critério para se evangelizar alguém é a condição social ou o país onde se mora?
Em que Bíblia está escrito "...não more mais em Paris ou em Milano e creiam no Evangelho?" 
Ou "...ide apenas nas favelas ou ao sertão e pregai o evangelho apenas a eles"? Que conversa herética é essa?


A despeito de sua opinião "comunista-cristã" [na verdade, esse termo nem faz sentido, mas o empreguei por um neologismo], a Bíblia diz que eu não devo compartilhar Cristo com alguém pelo fato desse alguém ser necessariamente pobre, subnutrido ou morar num lugar miserável, mas sobretudo pelo fato desse alguém estar perdido em seus pecados, morto espiritualmente e estar à beira do abismo do inferno enquanto permanece sem Cristo - ora, tanto ricos quanto pobres, tanto africanos quanto europeus, tanto sertanejos quanto canadenses, se não estiverem em Cristo, estão igualmente carentes do Evangelho. Provavelmente, muitos desses que aparentam ser os "cheios de compaixão pelos necessitados" ou "adeptos de um evangelho 'integral'" [ora, se é um "evangelho integral", tem que afetar tudo e todos - pobres e ricos, negros e brancos, índios e latinos, favelas e universidades, sertão e Europa, tribos africanas e grupos milionários norte-americanos] querem apenas ser mais espirituais que os outros "diferentes deles", usando da miséria alheia para promoverem sua "pretensa espiritualidade superior". Será que não é melhor você colocar o lixo pra fora como sua mamãe pediu ou fazer o trabalho da faculdade em vez de exibir sua "falsa piedade" na internet?

Na verdade, nesse tipo de "cristão de facebook" não há compaixão nenhuma pelos pobres ou por qualquer grupo social ou país que seja - o que difere tanto do Mestre que eles dizem seguir, que "olhava as multidões e tinha compaixão delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas sem pastor" [perceba que o que gerou compaixão no coração de Jesus foi o fato das multidões estarem perdidas e errantes, e não a etnia delas ou o seu poder aquisitivo] e que também "com Seu sangue comprou para Deus os que procedem de TODA tribo, TODO povo, TODA língua e TODA nação". Toda tribo, todo povo, toda língua, toda nação - que coisa grandiosa é saber que o Deus verdadeiro, o Deus que se fez como um de nós, salva sem distinção de cor, condição social, nação, cultura e local, de forma que todos os que sutilmente restringem o alcance da missão de pregação do Evangelho em nome de um "falso zelo pelos mais carentes ou mais oprimidos" são promotores da mentira ou, em outras palavras, são imitadores ávidos de seu mestre e príncipe - o pai da mentira, o sedutor de todo o mundo, a velha serpente. 


Porém, como você pode saber se eu estou falando a verdade, "nada além da verdade?"

Bem, só posso me ater à voz de Jesus, que ecoa poderosamente mediante algumas de Suas próprias palavras, como segue:

"Então Jesus se aproximou deles e disse: foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, indo, façam discípulos de todas as nações..." [Mateus 28, vs. 18-19a]

"E Ele lhes disse: vão por todo o mundo e preguem o Evangelho a toda a criatura". [Marcos 16, vs. 15]

"E lhes disse: está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que em Seu nome seria pregado o arrependimento para perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém". [Lucas 24, vs. 46-47]

"Assim como Tu me enviaste ao mundo, Eu também os enviei ao mundo". [João 17, vs. 18]


Autoridade nos céus e na terra. 
Ir por todo o mundo e pregar o evangelho a todos. 
Arrependimento para perdão dos pecados a todas as nações. 
Assim como Ele foi enviado ao mundo, Ele nos enviou ao mundo. 

Simplesmente, eu não tenho o mínimo direito de ousar limitar o alcance do amor divino ou não posso me julgar mais sábio que o próprio Deus, O qual intencionou tornar Seu nome exaltado entre todos os povos, de forma que somos convidados/intimados a ser parte disso - as Escrituras nos chamam para "louvarmos a Ele entre todas as nações", a "anunciarmos entre as nações a Sua glória e entre todos os povos as Suas maravilhas" ou "para sermos Suas testemunhas até os confins da terra".  Enfim, contra toda essa onda de "falsa compaixão missionária virtual" eu quero continuar a obedecer ao Único que merece minha total obediência, o Qual me enviou ao mundo - isto é, sempre que Ele quiser, irei à Europa ou mesmo aos EUA ou Canadá para levar o Evangelho a todos os que lá estiverem e que ainda não forem salvos [ora, eu não estou nem aí pros mimimizentos das redes sociais, que condenam quem vai ser missionário na Suíça enquanto são loucos pra esquiarem nos Alpes ou visitarem as fábricas de chocolate de lá - ah, como eu amo os hipócritas!] ou, caso Ele também queira, irei no sertão, na África ou em qualquer outro lugar. Não é o lugar, a cultura, o padrão social ou a etnia que importa - o que importa é que Deus seja glorificado na medida em que Seu nome é proclamado e pessoas de toda tribo, povo, língua e nação olham para Ele e são salvos, pois Ele diz: "...olhem para mim e sejam salvos, todos vocês, todos os termos da terra: porque eu sou Deus, e não há outro"


E você? Qual voz você tem ouvido?
Se você é um cristão e ainda não tem dado a atenção devida à voz do Filho de Deus - aquele que diz que todo o mundo precisa ouvir a Seu respeito -, dê atenção agora e veja o mundo, todo o mundo, como o seu campo missionário.

Mas, se você não é um cristão e, por isso, tem ignorado e desprezado a voz de Jesus, ouça Ele te chamar a olhar para Ele, para que você seja salvo - basta olhar para Ele, que foi à cruz morrer para salvar os pecadores da condenação eterna... Olhe, olhe para a cruz e vá para ela enquanto ainda há tempo, pois talvez amanhã você não esteja mais aqui e se lembre desse post já no inferno! Olhe para o Filho de Deus, para a Verdade Viva, e seja salvo.





Pela alegria de ser liberto pela verdade e nada além,





Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário