sábado, 19 de abril de 2014

La vita è adesso...

Dessa vez não demorei muito a voltar aqui.

Nesse texto, pretendo falar um pouco sobre a Páscoa e tudo o que tem sido relacionado a ela (seja coerente ou não) em meio a outras daquelas reflexões pessoais que nascem nos turbilhões e insights da alma. Vamos lá, em frente.


Primeiramente, talvez você esteja pensando o seguinte: que relação existe entre a Páscoa e o título desse texto - que, traduzido do italiano, significa "a vida é agora"? Bem, acho que faz certo sentido sim, e espero conseguir transmitir isso em poucas palavras.

Após explicar o significado do título deste post, é necessário esclarecer a origem da Páscoa e seu sentido legítimo, pois o mesmo se perdeu ao longo da História. A Páscoa é uma festa típica judaica (a palavra "páscoa" deriva da palavra hebraica transliterada "pessach", que significa "passagem"), a qual seria celebrada em memória da saída do povo judeu do Egito depois de alguns séculos de escravidão. Segundo os relatos bíblicos registrados no livro do Êxodo, Deus instituiu a festa da Páscoa no momento em que Ele mesmo enviaria a morte sobre todos os filhos primogênitos dos egípcios, inclusive os animais. Dentre os diversos aspectos da celebração, pode-se destacar o fato de que as famílias israelitas passariam o sangue de algum animal sem defeito nas portas de suas casas e, dessa forma, Deus "passaria" adiante e não destruiria nenhuma casa/família onde havia sangue na porta. Isto é - a Páscoa consiste tão-somente no livramento da morte por causa do sangue de um sacrifício puro e perfeito, é simplesmente a "passagem" de Deus por nós sem que Ele nos destrua, pelo fato do sangue estar lá. Nada mais, nada menos. 


Mas a "páscoa" que vemos em vigência é bem diferente. 

Hoje em dia, a páscoa é doce, trufada, materialista e cheia de coelhos, ao invés de destacar a figura do cordeiro sacrificado e do sangue que faz Deus "passar" por nós sem nos destruir. Logicamente, eu não acho errado comprar ovos de chocolate (sejam eles trufados ou não) e dar aos familiares e amigos - porém a páscoa não é isso. Particularmente, eu amo chocolate e gostaria até de ser presenteado com um ovo "Lindt 70-80% de cacau", mas existem coisas que valem muito mais do que um "Lindt". 

Em suma, fazendo uma alusão com o relato do Êxodo sobre o estabelecimento da festa da Páscoa com a história de Jesus Cristo, só me resta dizer as mesmas palavras que o apóstolo Paulo escreveu na sua 1ª carta aos cristãos da cidade grega de Corinto, onde se lê:

Pois Cristo, que é a nossa páscoa, já foi sacrificado por nós. [1 Coríntios 5:8]


Cristo é a nossa páscoa. Ele é Aquele que, quando está em nós e é por nós, faz com que o Senhor Deus "passe" adiante e não nos liquide em Sua ira. Cristo é o Caminho pelo qual "passamos" e nos achegamos ao Eterno. Cristo é o Cordeiro sem defeito que foi sacrificado e cujo sangue nos livra da morte. Além disso, o apóstolo disse que Ele já foi sacrificado, o que subentende que o que Ele fez já basta, já é suficiente. Como Ele mesmo afirmou em suas últimas palavras: tετέλεσται ou "está consumado". Ou seja - não precisamos de adereços, amuletos, novas revelações ou "unções", porque Cristo é tudo. 

Resumindo, a páscoa verdadeira consiste na vinda do Eterno Criador e Sustentador de todas as coisas, soberano e santo, à terra que Ele mesmo fez, na forma de homem - um homem de dores e experimentado em sofrimentos, por quem ninguém tinha estima ou de quem ninguém fez caso algum ao vê-lo carregando uma pesada cruz. A "Páscoa de Deus" é incomparavelmente mais sublime, pois é o próprio Deus se entregando à morte para salvar pecadores como eu e você da condenação eterna. Não há nada mais valioso que isso: o próprio Deus, que é em Si mesmo "amor", demonstra um amor imensurável por quem não merecia nada a não ser a morte. Por que ainda continuar pensando que "páscoa" é algo tão medíocre quanto comprar ovos de chocolate caros e cantar "coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim"?


Por outro lado, eu vejo também que muitos que se dizem "seguidores de Cristo" parecem, de fato, não entender a Páscoa. Provavelmente, muitos que nesse período não comem carne, não esbanjam em seus prazeres e deleites ou mesmo participam de eventos religiosos (acampamentos, congressos etc.) se esquecerão de tudo que fizeram e voltarão a ser como realmente são. Por mais que pareçam espiritualmente genuínos, na verdade é provável que seja tudo aparência. 

Alguns se sentem espirituais ou acreditam que Deus os aceitará pelas suas próprias "obras", normalmente abstinências ou penitências (como se Deus fosse convencido por essas coisas). Outros, tendo perdido de vista o que de fato mostra que Deus está agindo entre os homens, tentam "forçar" avivamento por meio de estratégias psicológicas, mentais e emocionais - especialmente as "confissões positivas", a exemplo de "você faz parte de uma geração profética", "existe um manto profético e apostólico sobre você" ou "essa geração é aquela que preparará a volta do Cristo bem como o cumprimento das últimas profecias para Israel"... Não! Não é nada disso, pois o que as Escrituras dizem a respeito de tudo isso é que não nos compete saber os tempos ou as estações que Deus estabeleceu pela Sua própria autoridade, bem como unicamente nos dá a ordem "salvem-se dessa geração perversa"

A nossa geração não é "profética", e sim perversa. Deus grita por meio da Sua Palavra para que estejamos atentos para não sermos tragados por essa geração. Jesus, por muitas vezes, chamou a sua geração de adúltera e incrédula. Resta-nos, desse modo, pedir misericórdia a Ele, a fim de mostrarmos que somos de fato Seus Filhos no meio de uma geração corrompida e perversa, visto que Ele mesmo diz que Seus discípulos são "a luz do mundo" e o "sal da terra". 


Finalmente, por que "la vita è adesso"?

Bem, a Páscoa não termina na morte do Filho de Deus numa cruz. Sim, Ele morreu e foi sepultado. Num sábado (provavelmente) semelhante a esse de hoje estava Ele morto. Parecia que tudo havia acabado ali. Porém, como Ele mesmo havia avisado de antemão, ao terceiro dia Ele ressuscitou. Cristo vive! A ressureição Dele - da qual alguns estudos científicos atuais dão 97% de veracidade - é a única causa de termos esperança. Sem ela, a minha fé seria inútil e eu estaria perdido em meus pecados. Jesus ressurgiu dos mortos, e isso mostra que Ele era quem dizia ser - o Filho de Deus, o Deus encarnado, Aquele que é antes de todas as coisas, o Todo-poderoso. 


"La vita è adesso", pois o Autor da Vida está vivo e chama a todos os pecadores ao arrependimento para que sejam perdoados e tenham vida eterna. "La vita è adesso", pois não preciso me preocupar com aquilo que Deus estabeleceu pelo Seu poder ou me envolver com confusões e filosofias vãs, que se baseiam em tradições de homens e não em Cristo - eu preciso apenas me mover Nele. "La vita è adesso", uma vez que Ele mesmo disse que "quem ouve a minha palavra e crê Naquele que me enviou tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida". 

E você, vai continuar "vendo a banda passar cantando coisas de amor" sem se render ao "Amor" para ter vida?




Pela alegria de que "la vita è adesso",




Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário