segunda-feira, 11 de março de 2013

Fora do sistema...

É hora de colocar as novas reflexões em dia.

Depois de um bom tempo apreciando o "doce som do silêncio", preciso falar um pouco novamente - espero, como sempre, que minhas palavras sejam melhores do que um post em branco.


Dessa vez, algumas ideias travaram uma briga saudável em minha mente mas, por fim, decidi do que falaria neste post... Como sabem, gosto de música e, sempre que ouço alguma coisa que me intriga pela sua mensagem, acho válido compartilhar. Bem, vamos logo ao X da questão. Esses dias, navegando pelo Youtube, me deparei com uma música que dizia o seguinte:

"Eu quero estar louco
Eu quero estar certo
Fora do sistema
Longe, eu caminho mais perto..." ---> [Fora do sistema - Banda Resgate]

Antes de tudo, é assim que me vejo. Eu não me encaixo no esquema dominante. Eu não faço parte da chamada "maioria" das pessoas. Eu, definitivamente, estou "fora do sistema".  Sou um paradoxo ambulante - cheio de conflitos e fraquezas e, ao mesmo tempo, acabo sendo inspiração para alguns (como? risos) - e, às vezes, tenho problemas ou boas surpresas com isso. Pelo fato de não ser uma "Maria vai com as outras", já sofri calúnias, ouvi mentiras sórdidas e suportei muitas palavras duras e cruas. Mas eu não me importo: eu continuo a "subverter o mundo" por onde ando e pretendo continuar a fazê-lo. Se você quiser se juntar a essa "subversão", estou aqui para caminhar ao seu lado. Se não quiser, continue sendo parte da "maioria". 


Eu quero estar louco.

Quando ouço isso, me vem à mente uma passagem do Novo Testamento que me deixa completamente sem reação, onde se lê:

"Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens". ---> [1 Coríntios, 1:25]

Na verdade, Deus não pode ficar "louco" - Ele é o padrão de perfeição; nós é que somos tortos. Mas, dentro desse pensamento do versículo, ainda que Deus pudesse "pirar o Seu cabeção" [tomando liberdade para usar esse termo, com temor], Ele ainda seria mais sábio que qualquer um de nós. E mais: ainda que Ele pudesse ser fraco, Ele ainda seria mais forte do que qualquer um de nós. Finalmente, as Escrituras ainda dizem que "se alguém quiser ser sábio neste mundo, torne-se como um louco para ser sábio". Só me resta continuar na minha "piração sábia" ou, parafraseando Renato Russo, "conseguir meu equilíbrio cortejando a insanidade".  


Eu quero estar certo. Fora do sistema.

Não importa o que a "maioria" pensa se a "minoria" está indo na direção certa. Ora, as nossas condutas e valores devem estar baseados no critério da verdade e da justiça, e não na busca de satisfação das expectativas dos outros. Embora seja louvável procurar o bem-comum ao se importar com o outro, nenhum de nós [individualmente] deveria estar preso ou se sentindo culpado por "decepcionar" as pessoas com nosso jeito de ser. Não é a elas que devemos agradar em primeiro lugar - nenhumas delas é Deus. Logo, na medida em que eu continuo "fora do sistema" e excluído de certas "maiorias", eu quero estar certo. Eu quero estar no caminho certo, mesmo que para os outros seja errado. O que importa é a verdade, e não as opiniões. Já dizia o apóstolo Paulo: "... se eu procurasse agradar a homens, eu não seria servo de Cristo" [Gálatas 1:10b]. 


Longe, eu caminho mais perto.

Parece não fazer muito sentido, mas essa frase é muito interessante. Às vezes precisamos fugir pra nos encontrar. Precisamos nos enfraquecer para sermos de fato fortes - de fato, eu estou cansado dessa mentalidade de que, se Deus está comigo, eu não posso ter dificuldades, ou ficar irritado e nem mesmo me entristecer [pois isso é falta de estabilidade emocional]. Chega! Sim, autocontrole faz parte do que a Bíblia chama de "Fruto do Espírito", mas se o fruto é do Espírito, não é você que vai fazer com que eu produza esse fruto e vice-versa. Vamos deixar de querer fazer o papel do Espírito Santo e nos colocar no lugar de seres desesperadamente carentes da graça e da compaixão divina. Logo, na medida em que nos afastamos das exigências e conveniências do "sistema" [que nos dá máscaras de imunidade e fantasias de super-homem], nos aproximamos de Quem devemos estar perto. Eu quero diminuir pra Ele crescer. Eu quero ser quem eu sou e me tornar quem Ele quer que eu seja. 


Nesse sentido, existe uma boa notícia... boa não, espetacular!

As Escrituras dizem que os que se aproximam de Deus e creem Nele estão sendo "...transformados de glória em glória à Sua própria imagem e semelhança..." [2 Coríntios 3:18]. Isso é extraordinário. Não importa se eu estou "dentro ou fora do sistema". Não importa se eu me encaixo no grupo da "maioria" ou da "minoria" - Deus age baseado apenas em Seu poder e vontade e, bondosamente, para o bem dos que confiam Nele. Por mais que tudo pareça piorar por fora, Ele está transformando a minha vida para ser semelhante a Ele. Ainda que o "homem exterior se corrompa, o interior se renova de dia em dia..." [2 Coríntios 4:16]. Por isso eu tenho esperança, apesar de quem sou e do que faço. Ele está fazendo o Seu trabalho sublime! Finalmente, só desejo uma coisa: guardar a fé até quando Ele voltar pois, nesse momento, o "trabalho sublime" estará concluído. Que grandioso!


Você tem certeza de que é alvo desse "trabalho sublime"? Se não, arrependa-se de ter ficado durante todo esse tempo "fora do sistema" de Deus e se volte para Ele. Agora. 




Pela alegria de estar longe do resto e mais perto Dele,



Soli Deo Gloria!

4 comentários:

  1. O que me deixa feliz, André, é que sinto o Espírito Santo agir em minha vida de tal forma que me enxergo em muitas de suas observações e consigo compreendê-las. Seus textos são ótimos, pois nos levam a uma reflexão profunda sobre Deus e Sua Palavra. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lidi pelo elogio! Me sinto bem em ver que meus desabafos são úteis para outras pessoas! =D

      Excluir
  2. Owww!! Demais amigo, adorei o texto e me identifiquei com ele. Soli deo Glória mesmo.
    bjus
    Hah visita o meu depois!

    ResponderExcluir