quinta-feira, 21 de março de 2013

De onde vem a minha calma...

Depois de viajarmos um pouco por "fora do sistema", temos novidades.

Sem mais delongas, o tema desse post poderia ter sido o tema do post anterior mas, por algum motivo, percebo que essa é a hora de escrevê-lo. Vamos em frente.  


Quando pensei nesta postagem me lembrei imediatamente de uma determinada música do grupo Los Hermanos, onde constam os seguintes versos:

"Eu não vou mudar, não
Eu vou ficar, sim
Mesmo se for só, não vou ceder...
Deus vai dar aval, sim
O mal vai ter fim..." [Los Hermanos - De onde vem a calma]


Primeiramente, para quem me conhece bem, esse post pode parecer uma ironia da minha parte. Não tenho problemas em admitir que sou explosivo, intenso e teimoso em alguns momentos. Fico estressado com muitas coisas mas, às vezes, deveria deixar algumas dessas coisas pra lá e me irritar menos... Mas normalmente isso não acontece. Sofro bastante com aqueles que são "calmos, serenos e tranquilos", pois estes normalmente exigem que nós [os "descontrolados"] entremos na caixinha padronizada deles. Ora, eles são da "maioria"; logo, estão do lado certo, sim? Só que não. Ter autocontrole é bom, certamente, mas não se julgar superior ao outro (não importam os motivos que nos façam pensar que somos melhores) é ainda melhor. Pensando bem, me sinto como a Rita Lee - a "ovelha negra da família".

Logo, faz sentido esse texto se chamar "de onde vem a minha calma"? Esse blogueiro só pode estar surtando... Não, não estou.


Por outro lado, pensando nos versos da música, digo realmente que eu não vou mudar quem sou para satisfazer as expectativas das pessoas. Ora, ao longo da vida, somos condicionados a sermos "atores sociais" - colocamos a nossa bela máscara do dia (mais bonita que qualquer uma que se possa comprar em Veneza), saímos de casa, mostramos aos outros o quanto somos emocionalmente estáveis, educados e sensatos e, quando voltamos pra casa e ficamos sozinhos, arrancamos do nosso rosto o nosso enfeite diário e aí voltamos a ser quem de fato somos. 

Faz um tempo que tenho lutado contra isso e, desde que essa minha luta começou, tem sido cada vez mais difícil cultivar a autenticidade e a transparência. Viver de aparência e de barganhas comportamentais é muito mais fácil e agradável para nossos egos doentes devido ao nosso orgulho. Eu prefiro a subversão e vou ficar assim. Mesmo se for só, não vou ceder às pressões dos outros para que eu seja o "troféu" de exibição deles. Minha motivação para ser melhor amanhã do que sou hoje tem a ver comigo e, principalmente, com Aquele Único que pode e deve fazer todas as mudanças que eu preciso experimentar. 


Deus vai dar aval, sim... O mal vai ter fim.

Sem qualquer pretensão religiosa, o poeta da canção me fez lembrar de algo extraordinário, registrado pelo apóstolo João em sua primeira carta aos cristãos de sua época, na qual se lê:

Vejam quão grande amor nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus, Por isso o mundo não nos conhece, porque não conhece a Ele.
Amados, agora somos filhos de Deus e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois O veremos assim como Ele é.
E qualquer que Nele tem essa esperança purifica-se a si mesmo, como Ele é puro. 
[1 João, cap. 3, vs. 1 a 3]


Não pode ser mais claro: Deus nos concedeu um amor incomparável, pois Ele mesmo nos fez Seus filhos. Logo, o mundo onde reina a vaidade, a autoexaltação e a falsidade (e, portanto, não tem nada a ver com Deus), não nos conhece. Além disso, enquanto muitas pessoas - sejam próximas a mim ou não - podem pensar o que quiserem a meu respeito, eu fico com o que Bíblia diz sobre mim - eu sou filho de Deus e ainda não está revelado o que serei no futuro. Eu me apego unicamente à certeza de que eu serei semelhante a Cristo [acredite a "maioria" ou não] quando Ele for visto por todos em Sua vinda. Que esperança maravilhosa! Qualquer que espera o dia em que será semelhante a Quem o resgatou do pecado para a vida eterna está se purificando, assim como Ele é puro. Que consolo sublime! 

Não importam os meus defeitos de agora - a pureza Dele está sendo impressa em meu caráter a cada dia e isso é sobrenaturalmente incompreensível. De fato, isso é uma subversão completa e encantadora. Realmente, Deus vai dar o Seu aval e vai terminar com todas as imperfeições de cada pecador redimido pelo Seu Filho. O mal causado pelo pecado vai ter fim. Logo, só me resta cantar os versos: "...todos os dias Deus restaura o meu ser e toda essa obra é tão grande, eu sei...".


É por isso que eu não estou preso à necessidade de dar satisfações a nada nem a ninguém. Eu sei que cada um de nós deve buscar ter paz com todas as pessoas o quanto for possível mas, se houver divisões em relacionamentos, inimizades ou frustrações da parte dessas pessoas comigo, eu vou continuar seguindo em frente, levando a vida devagar pra não faltar amor e vivendo um dia de cada vez pra não me perder... Eu sei quem eu sou e estou seguro quanto ao que vou me tornar. Desse modo, menciono duas palavras de Jesus que têm me perseguido nos últimos dias:

Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração; e encontrarão descanso para as suas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. [Mateus 11:29-30]

Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou, não a dou a vocês como o mundo a dá. Não se turbe o coração de vocês, nem se atemorizem. [João 14:27]


A razão pela qual devemos aprender com Cristo é o coração Dele - um coração manso e humilde. Manso porque é longânimo e humilde porque é desprovido de vaidade e de superioridade própria. Logo, o descanso da alma é natural para quem tem um mestre paciente e vazio de si mesmoFinalmente, a paz que vem de Cristo não é dada como é dada a paz do mundo - Cristo dá a Sua paz e pronto. Não existem cobranças desnecessárias. Ele nos dá a Sua própria paz e, dessa forma, os nossos corações se aquietam e a nossa alma encontra alívio. Simplesmente sublime!

Se você ainda não tem essa "calma" que só pode vir Dele, arrependa-se dos seus pecados e creia na morte de Cristo em seu lugar para perdoá-lo de todos eles. Creia que Ele ressuscitou e que um dia voltará - o dia em que todos os filhos de Deus serão semelhantes ao Eterno Filho de Deus. Venha logo, pois nesse caso a vida tem pressa.




Porque Dele vem a minha calma,



Soli Deo Gloria!

Um comentário:

  1. Oi, André! Sensacional! Às vezes, tenho a impressão que você lê a minha mente (rs), mas na verdade acho que apenas temos pensado nas mesmas coisas porque temos vivido situações semelhantes e, principalmente, temos buscado o mesmo Deus (glória a Ele!).
    Gostaria de falar duas coisas acerca dos "calmos, serenos e tranquilos):
    (1) São pessoas tão ingênuas que não enxergam a realidade como de fato é;
    (2) Ficam guardando, guardando, mas uma hora podem explodir também.
    Quero deixar claro que não estou generalizando, mas é o que percebo em geral.
    O que mais guardo do seu texto é o fato de focarmos em Deus. Sem esse foco, não somos nada.
    Soli Deo Gloria!

    ResponderExcluir