quinta-feira, 28 de março de 2013

Em memória de/do Salvador...

28 de março de 2013. 

Véspera da chamada "Semana Santa".

Hoje pretendo escrever pouco, pois acredito que temos muito mais em que pensar quando se fala de "páscoa" e "semana santa" do que perder tempo na internet lendo blogs [risos]. Espero que minhas palavras sejam úteis pra quem, porventura, passar por aqui.


Primeiramente, tenho uma interessante curiosidade nesta "semana santa". Amanhã, sexta-feira, é o aniversário de minha querida Cidade do Salvador, a qual completará 464 anos de fundação [desde 29 de março de 1549, dia em que a Coroa Portuguesa representada pela comitiva de Thomé de Souza chegou ao Porto da Barra]. A Cidade do Salvador se tornou a primeira capital do Brasil, posto que ocupou até o ano de 1763, sendo substituída pela cidade do Rio de Janeiro. Conhecida pelas suas belezas naturais, pelo povo alegre e hospitaleiro e por sua religiosidade rica e repleta de sincretismos, Salvador atrai pessoas de todo o mundo todos os anos. Por outro lado, como toda metrópole, apresenta sérios problemas sociais - educação precária, violência, corrupção, falta de mobilidade urbana etc. Entretanto, me concentrando apenas nos pontos positivos, quero fazer menção do aniversário dessa terra que encanta a todos que passam por aqui e que também é o meu lar. Sim, sou soteropolitano com muita alegria, vu velho? Minha cidade é linda como a zorra! [risos]. 


Mas... porque eu falei de uma "interessante curiosidade"?

Bem, vamos lá.

Sexta-feira santa. 
Este é o dia no qual, conforme a tradição cristã e os registros bíblicos, Jesus Cristo foi morto numa cruz. 

Em todo o mundo, a lembrança da morte cruel do homem que, apesar de sua simplicidade e ausência de nobreza, mudou a perspectiva da vida com seus ensinos, práticas e exemplo e dividiu a história em antes de depois de Si, é retomada nos filmes da TV, nas peças e espetáculos teatrais, nas atividades religiosas e outras esferas sociais. Embora a época Páscoa seja também caracterizada pelo consumismo, pela cultura dos ovos de chocolate e pelo "coelhinho", a história da morte de Cristo sempre volta à tona, de alguma forma. 

Ainda não conseguiu perceber a curiosidade?

Vamos acabar com o segredo agora.


 

Em 2013, o mesmo dia do aniversário da Cidade de Salvador é o dia em que recordamos a morte do Salvador. Muito mais importante do que trazer à memória a data de fundação da 3ª cidade do Brasil, é relembrar que Deus se fez como um de nós para dar voluntariamente a Sua vida em favor de criaturas que o desprezaram [e continuam fazendo o mesmo até hoje]. O Eterno, Soberano e Autossuficiente abre mão de sua própria majestade, substituindo a glória de um trono pela vergonha da cruz. O Único que não tinha pecado algum se faz pecado por nós para que, Nele, fôssemos tornados justos aos Seus próprios olhos. Para deixar tudo mais claro, na Bíblia se lê:

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. [Evangelho segundo João, cap. 1, vs. 14].

Àquele que não conheceu pecado, Deus O fez pecado por nós, para que Nele fôssemos feitos justiça de Deus. [II Epístola aos Coríntios, cap. 5, vs. 21]. 

Era desprezado, e o mais indigno entre os homens; homem de dores e experimentado no sofrimento. E, como um de quem escondíamos o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si; e nós o considerávamos aflito, ferido de Deus e oprimido.
Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas feridas fomos sarados. [Isaías, cap. 53, vs 3-5].


Finalmente, não posso pensar na Páscoa [no original hebraico "Pessach" ou "passagem"] ou na sexta-feira santa e não me lembrar de alguns belos versos do poeta Stênio Marcius, que diz em uma de suas músicas mais profundas:

"Partiu, fica a paz em mim
Fica a sala com cheiro de jasmim
Vai verter a vida do corpo Seu
Pra levar a culpa de alguém como eu
Pra lavar o sujo do meu próprio eu
Levar-me puro a Deus..." [Alguém como eu - Stênio Marcius]


Ele partiu para a cruz, decidido e sem vacilar. Partiu para sofrer, pois Ele mesmo disse: "...para isso mesmo estou aqui, para esta hora..." [João 12:27b]. Partiu e "foi embora sem mais desculpas" a fim de verter o seu sangue para purificar os meus e os seus pecados. Partiu para levar a minha culpa e para me lavar de mim mesmo. Partiu para que, um dia, eu seja levado puro a Deus, assim como Ele é puro. Ah, que graça maravilhosa! Que bondade incomparável! 

E daí? 
Você vai ficar parado sem dar uma resposta consciente ao amor que Deus mostrou por você? 
Melhor do que vir a Salvador amanhã para curtir a festa de aniversário da cidade será passar a ter a certeza de participar da festa eterna ao lado Daquele que nos ama infinitamente.

Qual é a sua resposta?




Pela alegria de morar em Salvador e de ter o Salvador morando em mim,



Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário