sexta-feira, 18 de maio de 2012

Como é que se diz "eu te amo" hoje em dia...

Eu gosto de perguntas.

Se você é um leitor atencioso deste blog, você deve ter percebido que eu gosto de brincar com as perguntas. As perguntas são um aspecto fundamental da construção de nossos conceitos, valores e ideias. Sem perguntas não há reflexão e, dessa forma, não existem conclusões. Verdadeiramente, como um certo comercial de TV bastante inteligente apresenta, "não são as respostas que movem o mundo; são as perguntas".


Portanto, o título deste post não poderia deixar de ser uma pergunta.

"Como é que se diz "eu te amo" hoje em dia?" Essa era a pergunta de um poeta descendente de italianos que se tornou ícone do rock brasileiro em meados dos anos 80, dada a sua capacidade de dizer coisas que ninguém tinha conseguido dizer àquela geração desiludida com a sociedade à sua volta, com a política, desiludida consigo mesma. Seu nome era Renato Manfredinni Jr. (mas conhecido por todos como Renato Russo), cuja vida conturbada por drogas, álcool e uma liberdade sexual desenfreada tornaram a sua vida curta - a morte bateu à sua porta aos 36 anos de idade, na madrugada de 11 de outubro de 1996... A música brasileira perdia um poeta rock 'n roll e a juventude brasileira perdia um de seus maiores influenciadores mas, como é notório, sua poesia inteligente, profunda, bela e às vezes depressiva (é verdade) permanecem na memória daqueles que viveram essa época, alcançando até mesmo aqueles que nasceram depois de sua morte. De fato, a boa arte é um legado por si mesma.



Mas, "como é que se diz 'eu te amo' hoje em dia?" Quem se atreve a me dizer?

Primeiramente, nunca se falou tanto em amor, em amar ao próximo, em tolerância, em combate aos preconceitos e às variadas formas de discriminação como atualmente... As diversas organizações e os movimentos de determinados segmentos sociais têm, impetuosamente e (até mesmo) "intolerantemente", lutado por respeito, igualdade de direitos, igualdade de salário etc. As pessoas, de uma forma ou de outra, refletem em suas ações [embora com uma roupagem quase sempre egoísta e partidarista] que precisam e anseiam por respeito, por aceitação, por igualdade... elas precisam de amor, elas anseiam por amor. 

Por outro lado, o amor é o conceito (se é que eu posso limitar o amor a isso) mais banalizado, barateado e deturpado de nossos dias. Não é nada incomum se ouvir na TV - seja em novelas, filmes ou mesmo em casos reais, por exemplo - que o namorado matou a ex-namorada por "amor", que alguém cometeu suicídio por "amar" alguém que o rejeitou, que uma mãe abandonou um filho para o "bem" dele [já que não teria condições de criá-lo, o deixou na beira no rio] e até mesmo aquilo que é essencialmente pecado tem sido chamado de "amor" - o adultério e as demais relações sexuais ilícitas, o orgulho, a vaidade e as "boas ações" em nome de meu status... Existe uma música bem atual que diz que "amar não é pecado" mas, na verdade, o mais correto é dizer que "o pecado não pode ser amor", pois "Deus é amor" (1 João 4:8b) - logo, tudo que é gerado do amor deve ser puro, verdadeiro, legítimo e benigno... Ora, tudo que vem Dele é bom e perfeito (Tiago 1:17 e 1 Timóteo 4:5), de modo que nada que é pecaminoso pode ter origem no Amor não sendo, por tudo isso, uma manifestação de amor. 


Mas... o que é o amor? Onde ele está? 

Sinto lhe informar, mas eu não sei definir o amor, porque eu não sou capaz (e quem se ousaria a ser?) de definir DEUS. DEUS É AMOR. Essa é a definição mais simples e mais inatingível de amor que eu conheço. Nem eu, nem você nem ninguém tem, por mais perspicaz e sábio que seja, uma ideia que possa se aproximar do real sentido dessas três palavras... DEUS É AMOR. Isso é absolutamente chocante, incompreensível em sua plenitude, grandioso, sublime, elevado, perfeito, nobre, inspirador, consolador e terrível. Deus é amor. Eu não sou o amor, você não é o amor. Todo amor verdadeiro, puro e genuíno só pode ter origem Nele... Você não pode saber o que é o amor sem saber quem Deus é e, de um modo bastante drástico e fidedigno, você não pode saber quem Ele é se Ele não quiser se revelar a você (Mateus 11:27, João 1:18). Simples assim.

Deus é amor. Deus também é eterno. Logo, o  amor é eterno (1Coríntios 13:8). O amor também é o cumprimento da Lei (Romanos 13:10), visto que os dois principais mandamentos são "amar a Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e de todas as forças" e "amar ao próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:37-40). O amor é o "caminho mais excelente". O amor é o que há de mais valioso e que, ao mesmo tempo, vai permanecer no fim das contas. Como diz o Palavrantiga:

"...o amor se revela a mim como uma bandeira, Verdade e Graça, um mandamento e é nossa canção..." [música "Amor que nos faz um"]

"...tudo que eu fizer de fé ou esperança, se não estiver no amor não irá permanecer... embora seja grande, não é obra eterna... esse é o dom que durará pra sempre..." 
[música "Um"]


Mas a pergunta continua no ar... Como é que se diz "eu te amo" hoje em dia?


No auge do Orkut (risos) havia uma comunidade chamada "Te amo não é bom dia" [e, de fato, é verdade], embora Renato Russo tenha dito que a forma de se dizer "eu te amo" hoje em dia é "eu te amo" mesmo... Certamente ele queria dizer com isso que o amor verdadeiro fala por si mesmo, sem precisar de muito enfeite. Ser simples torna os gestos de amor mais belos, realmente.


Mas a minha resposta é diferente.


Quando penso nessa pergunta, a única resposta que vem em minha cabeça é que a forma de se dizer "eu te amo hoje em dia" é a mesma forma desde a criação do mundo, pois está escrito: 


"...Não foi com coisas corruptíveis, como prata e ouro, que fomos resgatados da nossa vã maneira de viver que por tradição recebemos de nossos antepassados, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de nós... por meio Dele vocês creem em Deus, que O ressuscitou dos mortos e Lhe deu glória, para que a nossa fé e esperança estivessem em Deus..." [1 Pedro, capítulo 1, vs. 18-21]


"...Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
Porque apenas alguém morrerá por um justo, pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo ter morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". [Romanos 5:6-8]


Podemos expressar o amor de diversas maneiras, mas nada se compara a essa demostração de amor do próprio Deus: dar a vida do Seu Filho por pecadores indignos, maus, perversos no coração, corruptos no caráter - melhor, Jesus se deu espontaneamente "...pelos pecadores, dos quais eu sou o principal..." (1 Timóteo 1:15 e João 10:18). A forma mais elevada de se dizer "eu te amo" hoje em dia já foi dita antes da fundação do mundo - o cordeiro morto, o sangue derramado, a vida de um justo em favor de injustos. 




Não são necessárias novas formas de se dizer "eu te amo" hoje em dia, pois Ele já disse isso há muito tempo e o que Ele fez é perfeito e suficiente. Realmente, os Beatles estão certos em dizer que "...tudo o que precisamos é de amor...", só que é mais do que isso: precisamos conhecer e nos render àquele que é Amor, a Quem deu a prova mais impressionante de Ser Amor. 


All I need is love. All you need is love. All we need is His Love!






Soli Deo Gloria!

Um comentário:

  1. Fico pensando também no fato de você dizer que ama sem conhecer o veradadeiro amor. Como podemos ser cheios de amor se não conhecemos a fonte do Amor: Deus, e sua expressão mais linda de amor: Jesus Critos, morto por nós.
    O Grande João disse: "Quem não ama não conhece a Deus pois Deus é Amor."
    Texto muito bom! Ah, gostei da citação do Renato Russo!!!

    ResponderExcluir