terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

La fine della giornata - Progetto Italia 2012...


7 de fevereiro de 2012: há alguns dias a jornada pela Itália chegou ao fim.

Agora, de volta ao meu Brasil varonil, tenho pensado na possibilidade de ter vivido um sonho muito incrível, digno de uma crônica de Nárnia ou de um épico da Terra Média... Mas, na verdade, não foi um sonho. Deus tem seus planos e, de um modo bem insano, nos inclui neles.

Hoje me sinto muito feliz por estar de volta à minha terra mas, por outro lado, não vejo a hora de voltar lá... Você pode pensar (e, de certo modo, tem várias razões para isso) que eu estou a fim de continuar conhecendo a Europa – ora, durante esse mês visitei Verona, Bologna, Venezia, Pisa, Firenze, Ortisei/St. Ulrich e Lisboa – mas, embora isso também faça parte de meu desejo de retornar à Itália, o que me move é a realidade espiritual européia... A Europa é um continente morto, cinza e triste, onde as pessoas nem se dão conta de que estão sem esperança e sem Deus... Alguém precisa perceber Deus se movendo naquela região do planeta para poder se juntar a Ele nesse desafio... No entanto, poucos estão atentos, tampouco dispostos.


Vou desfazer um mito aqui neste post: não existe nada de romântico em fazer missões, nem mesmo na Europa. Não há glamour algum em acordar cedo num frio de 4 a 5 graus negativos todos os dias para pegar o trem para a cidade vizinha (ou enfrentar a neblina – “mangia nebbia”, para os projetistas da Itália) somente para se falar do Evangelho, se expondo aos riscos de resistência direta e, na pior das hipóteses, aos xingamentos contra Deus... Será que é mesmo “divertido” ouvir “Dio Cane”, “Porco Dio” etc.? Penso eu que não, não mesmo. 

Nossa realidade diária por lá era desafiadora, mas Deus nos fez conhecer pessoas especiais que tornaram nossa passagem pela Itália muito mais leve e gratificante. Nossas famílias postiças (saudades de Priscila e Francisco, bem como de Antônio, Pedro, Luan e da minha irmãzinha linda Ana Carolina), o casal querido Júnior e Pricila – sem me esquecer da princesa Valentina (a menina mais linda do Projeto, risos) – e demais amigos e irmãos que se doaram para nos servir com amor e excelência. Todos os jantares e almoços, todas as sociais de equipe, as saídas depois do “culto serale”, as conversas em casa e os traslados para casa depois de um dia inteiro de atividades no campus e no QG... De fato, Deus se manifestou a nós de forma muito graciosa por meio de tantos brasileiros e italianos que conviveram conosco durante esse janeiro. Somente a Ele seja a glória! 

Saudade? Muita! Saudade de ir ao campus de Verona para abordar os estudantes no “Menza” ou no pátio central do campus (curiosamente, tenho muita saudade dos meus diálogos com os ateus e agnósticos que encontrei por lá)... Saudade da turma de Francesco e Naomi (cristãos que estudam na Università degli studi di Verona), saudade de Luisa Rinaldi (uma estudante super simpática que conheci no almoço do “Menza”)... E o que dizer de Mantova? Saudade grande de ir ao refeitório da Università di Mantova para fazer o “My Soularium” com os estudantes durante o lanche/almoço, de abordar a turma do Politecnico di Milano na área das máquinas de “self-service”, saudade de Natan e Michele junto com sua turma (Olívia, Cenoura etc.)... Eu também encontrei ateus em Mantova e tenho saudade das conversas com eles! Além disso, tenho saudades do culto em italiano, do momento de “lode”, do “portuliano” dos brasileiros da igreja e, claro, saudade dos passeios do sábado – nunca me esquecerei da trilhas sonoras de Firenze e do retorno do retiro, certo Pricila? 


Mas, agora, vamos aos trâmites finais.

Nos últimos dias estivemos em retiro na cidade de Ortisei (ou St. Ulrich/Ürtisei), localizada na região de Trentino Alto Adige – fronteira da Itália com a Áustria. O que vimos? Neve, neve, neve pra todos os lados! Um lugar designado por Deus para nosso tempo de descanso e de preparo para nosso retorno... E, obviamente, por ser localizada nos Alpes Italianos, é uma cidade belíssima, com uma arquitetura de estilo germânico incrível. Em tudo eu pude ver Deus agindo... Ele é bom e tem prazer em exercer Sua bondade.

Durante esses três dias, tivemos um tempo para conhecer o centro da cidade, para fazer um passeio de teleférico para uma das montanhas que a cercam (e, por ocasião dessa ida à montanha, andamos de trenó e/ou cavalo, brincamos de guerra de neve e vimos nevar ao vivo... uma experiência fantástica!) e, claro, momentos de reflexão e de confronto espiritual... Houve até cerimônia de titulação entre nós, homens participantes do Projeto Itália... sim, foi notável! Com tudo isso, fotos... muitas fotos! Infelizmente, estive sem câmera pessoal e, mesmo que tenha sido meio desesperador, dei um jeito de me inserir nos registros fotográficos dos meus amigos! Finalmente, fizemos dois bonecos de neve (ou pelo menos tentamos)... É bom aproveitar a vida intensamente e ver Deus em todos os seus momentos, sejam bons sejam ruins, como dizem as Escrituras: “...todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus...” . Todas as coisas!


Voltamos (nós, do Nordeste) na quinta-feira para Mantova a fim de nos aprontarmos para o retorno ao Brasil e, embora tenhamos enfrentado muitos transtornos no aeroporto de Linate em Milano, conseguimos chegar bem em Lisboa e, depois de um tempo no aeroporto, conseguimos dar um giro pela capital portuguesa que, por sinal, é belíssima! Visitamos uma região chamada “Cais do Sodré”, andamos no trem que passa no meio das ruas de Lisboa e fomos até a fábrica original dos famosos “Pasteis de Belém”... Como sempre ouvia dizer, o pastel é mesmo muito bom! Finalmente, depois de uma longa viagem de Portugal até aqui, tive uma boa noite de sono, um dia de descanso e agora estou em casa em frente ao computador escrevendo esse texto. Sim, tenho que me acostumar com o fato de que não vou mais pegar o trem das 9:38h para ir à Verona Porta Nuova, de que não vou mais pegar carona com Denise ou Silvinha para ir à Chiesa Cristiana Evvangelica Battista di Mantova, de que não vou mais pegar o 7H ou 7E de/para Bancole Est nem mesmo vou voltar pra minha casa em Montata Carra... É triste mas, de certa forma, a jornada chegou mesmo ao fim, pelo menos por enquanto...

Mas, mesmo que eu não esteja mais na Itália (assim como nenhum dos meus amigos brasileiros), a “jornada de Deus” por lá não vai parar. Ora, Ele não para de agir na história para cumprir Seus planos. Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também” – João 5:17. O Projeto Itália Alfa e Ômega 2012 acabou; diferente disso, o projeto de Deus para a Itália vai continuar a todo vapor! E, como você pode imaginar, eu quero ser parte deste “projeto de Deus” durante minha vida. De preferência, ser parte disso vivendo tudo de perto, como aconteceu nesses dias de janeiro.

O que fica em minha mente depois desse mês na Itália está resumido na música “Deus, onde estás?” do Palavrantiga: 

“Acende toda luz iluminando a Terra /Que convive com a dor sem esperança...
Vá onde há dor e cura / Vá onde não há amor e ama...
Vá onde há dor e alegra / Vá onde não há amor e transforma...
Teu toque forte muda a sorte de quem Te encontrar...
[...]
Vá onde não há esperança e traz esperança...”  

Essa é minha oração a Deus quando penso na Itália. Peço a Ele para que ilumine aquela nação, tão bela em sua arquitetura secular porém morta em seu espírito, encantadora em sua cultura e em seu idioma porém cinza em sua alma. Peço a Ele para levar a cura aos corações italianos feridos “em nome de Deus”, para levar o verdadeiro amor aos jovens que procuram paz em baladas, no cigarro ou mesmo no suicídio. Peço a Ele para levar uma viva esperança aos que procuram esperança em outras coisas em vez de procurá-la Nele. Enfim, a Itália precisa de vida e isso só é possível em Deus, pois qualquer estilo de vida sem Deus é estilo de morte. 

Mas eu ainda tenho esperanças. 

Como não ter esperança, depois de ver o que Deus fez ao longo desse janeiro? 
Melhor, como não ser esperançoso quando se conhece quem Ele é?

Agora eu pergunto: você quer se juntar ao que Deus está fazendo na Itália? 



Sei pronto a pregare per loro? Sei pronto a ripartire Cristo com loro? 



Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário