segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Alla fine della giornata - Progetto Italia

Sim... é duro dizer, mas a jornada está chegando ao fim.

É duro pensar que eu tenho que voltar ao Brasil depois de "me acostumar" com a cultura, com a culinária, com as pessoas da "Chiesa Cristiana Evvangelica Battista di Mantova" e até com o frio europeu - isso mesmo, já estava me acostumando com os -4ºC de quase toda manhã - mas, principalmente, depois de ver a real necessidade de missionários na Europa, a começar da Itália... Tudo o que eu vivi em Mantova e Verona (assim como nas demais cidades que visitamos de passagem - como Venezia, Firenze, Pisa e Bologna) sempre estará em minhas lembranças... Deus é muito bom e sua soberania é simplesmente sublime.

Depois de reconhecer o campus de Mantova (Politecnico di Milano e Università di Mantova) e não ver muita coisa, nossa equipe decidiu formar dois grupos: um grupo que continuaria indo a Verona para treinar os cristãos que havíamos encontrado e outro grupo menor que estaria evangelizando nos campi de Mantova. Diferente do que esperávamos, logo no primeiro dia conseguimos conversar com cerca de 14 estudantes mantovanos e, para alguns deles, falamos do Evangelho... E, lá pro fim do dia, numa visita à casa de um estudante brasileiro cristão do Politecnico di Milano que está colaborando com o projeto, uma pessoa entregou sua vida a Cristo depois de uma conversa com alguns de nossos estudantes... Deus é absolutamente surpreendente!


Nos demais dias continuamos a ver Deus agindo... Para se ter uma ideia mais exata do que Ele fez para nos levar (a equipe inteira, pelo menos por uma vez) aos campi de Mantova, semana passada ocorreram terremotos na regiões de Veneto, Piemonte e Lombardia (norte da Itália) que nos impediram de ir à Universidade de Verona... Logo, todos fomos a Mantova nesse dia (quarta-feira passada, se não me engano) e tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto que, na verdade, o povo mantovano não é tão contrário a Deus e duro de coração como pensávamos ou, mesmo que seja assim, Deus move os corações dos homens e cumpre Sua vontade... Conseguimos conversar com muitos estudantes mantovanos e, agora há pouco em nossa última visita, conversei com três estudantes! Somente a Ele seja a glória!

Por outro lado, na Universidade de Verona, o nosso grupo continuou a evangelizar os estudantes e a fazer uma espécie de "discipulado" com os cristãos que encontramos - Francesco, Davide e Naomi - para alinhá-los com o propósito de Deus no contexto de um movimento cristão universitário... Falamos um pouco sobre a nossa visão como movimento e sobre a importância de ser um cristão dedicado a Deus e ao estudo de Sua Palavra para sermos parte de um movimento espiritual eficaz... E, para glória de Deus, esse grupo de estudantes veroneses fez uma visita à nossa igreja aqui em Mantova ontem pela manhã - o que foi um grande presente para nós! Alguns dos que nos visitaram não são cristãos (ainda) mas já se sentem à vontade em nosso meio... Amizade, relacionamento, verdade, Cristo no centro... Testemunhar de Cristo é anunciar o Evangelho e também viver à luz dele!


Na foto anterior, alguns de nossa equipe de estudantes brasileiros juntamente com um grupo de estudantes veroneses (dentre os quais estão Francesco, Davide e Naomi) e alguns outros que estavam na hora da foto depois do almoço... é bom ver Deus nos incluindo em algo muito maior do que nós mesmos!



Por outro lado, eu não vejo a hora de voltar ao Brasil... mesmo que pense seriamente em voltar à Itália (seja para estudar, turismo ou mesmo para missão), eu penso na minha nação, na minha família, nos meus amigos, na igreja, no meu campus... Sim, o mestrado deve começar em breve e eu pretendo continuar me envolvendo com missão na universidade. Mas, depois de estar vivendo um projeto tão insano e intenso, será que não foi pra isso que eu nasci? Fica a pergunta no ar; melhor, na minha mente.

Finalmente, amanhã estaremos saindo para o nosso retiro... Sim, nossa rotina não permitia tempos livres e, além disso, trabalhamos muito no frio europeu durante 3 semanas consecutivas (no campus e na igreja)... Logo, precisamos ter um tempo devocional, um tempo de comunhão e um tempo para descansar mesmo... Descansar também é espiritual!



Ainda faltam alguns dias para o projeto acabar... Mas, certamente, o que Deus já estava fazendo antes de chegarmos à Itália e o que Ele continuou a fazer através de nós e em nós neste "gennaio" não vai parar, pois "...aquele que começou a boa obra é fiel para aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus..." (Fp. 1:6)... Isso é apenas o começo.




Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário