segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cominciando la giornata - Progetto Italia

Sim. A jornada começou.


Desde a quarta-feira anterior que estou aqui na Itália (saí do Brasil na madrugada do dia 04 de janeiro e cheguei à Itália na noite do mesmo dia). De fato, algo que para mim era muito distante se tornou real. Na verdade, todo esse processo de pensar em vir à Itália a fim de participar de um projeto missionário, levantar os recursos necessários para isso e envolver pessoas para orarem se configura como parte de algo que não entendo muito bem agora, mas que ficará claro logo mais adiante... Quem sabe, no café da esquina ou perto da estação de trem. A vida é uma caixinha de surpresas, mas Deus a trancou a sete chaves... No entanto, é na nossa rotina que Ele pega as chaves nas mãos e começa a colocar seu plano em ação. Um plano bem antigo, certamente mais antigo do que a própria Itália.

Deparei-me logo com o frio... Muito frio. Meu contato com um ambiente tão diferente começou com o clima, o qual é bem oposto daquele com o qual estou acostumado. Verdadeiramente, a experiência transcultural começou naquele aeroporto, enquanto esperava a minha bagagem aparecer na esteira... Na “autostrada”, com os vidros do carro abertos, sentia o vento, enxergava a neblina e até pensava: “... É isso mesmo? Estou no lugar certo? No momento certo? ...” Acho que não preciso dessas respostas; eu preciso primeiro descobrir quais são as reais perguntas nas quais devo refletir.

Uma boa noite de sono... nada melhor do que acordar às 13:30h do dia seguinte depois de um dia longo de viagem... ora, descansar também é espiritual! Tivemos um encontro proveitoso e agradável (almoço, amigo secreto, tempo de oração, filme etc.) no primeiro dia oficial do projeto que nos fez ter um vislumbre do que será esse mês: um mês divertido, um mês de crescimento, um mês transformador... enfim, Deus e Seus caminhos "insanamente perfeitos".

Treinamento transcultural... Uma cultura tão rica e particular como a italiana é, com razão, digna de ser apreciada, estudada, experimentada... Bate-papos, perguntas retóricas, teologia, idas à cidade, comida (muita, muita comida) e lá vamos nós, imersos numa jornada sem precedentes cotidianos, sem precedentes empíricos, sem quaisquer precedentes... Deus realmente conduz as coisas; é bom ser vulnerável.

Conhecer a igreja domingo pela manhã, ter um tempo de descanso à tarde e voltar à igreja  "quella sera" também fazia parte do pacote dos primeiros dias... Momentos um tanto engraçados, confrontações teológicas (se bem que eu continuo convicto do que penso - sacaram? rs), boas músicas, acolhimento, oração, devoção a Deus... Precisamos nos dar conta de que Deus tem sido realmente bom em todo momento; a ingratidão e a amnésia espiritual insistem em aparecer, mas "Seus braços abertos ignoram minha ingratidão..." - Deus é mesmo Deus e pronto.

Bologna... uma das cidades mais importantes da Itália, onde se encontra (talvez) a universidade mais antiga do mundo ocidental... Ver que Deus está trabalhando desde sempre e em todo lugar me ajuda a recordar um pouco mais sobre quem Ele é, sobre o que Ele de fato faz na história e ao longo dela... O Agape Italia é mais uma evidencia da "sovranità" de Deus nos detalhes, nos pormenores... Acho que Deus tem prazer em incluir e destacar os pormenores, por mais que eles sejam (talvez) menores ou um tanto menos relevantes uma vez que, sem os quais, não existiria o todo, o total, a coisa completa. 


Hoje minhas perguntas começaram a mudar. 


Em vez de "É aqui mesmo que eu devia estar?" surge na mente: 
"Como aproveitar tudo da melhor maneira?" Ou: "Será mesmo que eu tenho que voltar?" 


Deus sabe do futuro. Ele determina nosso futuro. Logo, vamos viver e descobrir... Como diz certa música, "esperar é caminhar"... E ainda outra: "...e até lá vamos viver, temos muito ainda por fazer... apenas começamos".

A jornada na Itália apenas começou. Bologna, Verona, Venezia, Mantova, Pisa, Firenze, Roma... 


É isso... Prontos para as surpresas dos próximos posts?



Soli Deo Gloria!

5 comentários:

  1. Que sonho! Fico muito, muito feliz por vc! Estou orando para que seja tudo lindo e de acordo com a vontade dEle! Que bom ter um amigo que coopera com o propósito eterno :D
    saudações direto da Bahia!elem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Lenika... brigado mesmo!


      "Os que estão na Itália te saúdam". (Hebreus 13:24)

      Excluir
  2. (compartilhei: elemm.tumblr.com)

    ResponderExcluir
  3. Que bom viver um pouquinho do Projeto Itália com vcs por aqui!Muito bom mesmo! =D

    Que a graça de Deus continue movendo seus pensamentos e ações para a realização de simples e grandes coisas que culminem sempre para a glória dEle!
    "Porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas..." Rm11:36

    Um abraço bem grande e baiano pra esquentar vcs um pouquin!rs!

    ResponderExcluir