quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Guarda-me de mim mesmo - uma oração

Ó Eterno e Soberano,
Não ouso acreditar que posso te convencer.
Tu, que habitas na Luz inacessível,
E que fazes tudo o que Te apraz
Não estás vulnerável a qualquer influência.
Eu, portanto, como um mero pecador,
Ao me aproximar de Ti, visto que és santo e puro,
Devo olhar apenas para a minha própria miséria.
Nem mesmo a minha postura mais piedosa
Ou a atitude mais humilde
Interfere em Seus desígnios e propósitos.
Tu és Deus e isso diz tudo. 


Mas, apenas como uma confissão,
Suplico: guarda-me de mim mesmo
E protege-me de minha própria maldade!
Pois, ao tentar transformar pedras em pão,
Talvez eu esteja fazendo a coisa errada; ora, pedra é pedra.
Livra-me de buscar avidamente
A sensação de estar sempre com a razão
Pois, como Tu mesmo revelaste,
O orgulho precede a ruína
E a arrogância de espírito conduz à queda.
Sim, perdoa-me por sempre apontar a vaidade alheia
Em vez de lutar contra aquela que pulsa dentro de mim.


Derramo a minha alma ante a Ti
Pois não tenho outra Esperança.
Ajuda-me a estar realmente pronto e decidido
A mudar o que for preciso,
Pois, embora eu seja fraco e vacilante,
Tua graça é poderosa e suficiente.
Concede-me, ó Fonte de todo amor verdadeiro,
A honra de aprender a amar o outro
Até quando penso ter motivos para ignorá-lo.
Livra-me, igualmente,
De ser inchado pelo meu próprio saber
Ainda que este seja correto e justo.
Ora, não sabemos como convém saber,
Mas Tu conheces aqueles que Te amam.


Miserável homem que eu sou!
Quem me fará escapar de mim mesmo?
Às vezes, o sofrimento advindo do autoconfronto,
Traz o crescimento do qual tanto necessito.
Meu Deus e Amigo Fiel, que o meu coração se recorde,
Do quanto sou perdoado por Ti
A fim de ser amável e misericordioso
Com quem eu possa estar sendo cruel e impiedoso.
Não me permitas deixar o sol se pôr
Sem que a ira insistente e relutante seja removida.
Antes do final, antes de tudo, perdão.
Que eu inspire no outro o amor que anseio receber.


Perdão, Senhor!
Perdão por minhas palavras ásperas e implacáveis.
Eu, que não posso domar a minha língua,
E nem mesmo os meus pensamentos e revoltas da alma,
Disponho-me a Ti, a fim de ser manso e temperante,
Por meio do Seu Espírito que habita e trabalha em mim.
Eu estou em obras e, por isso mesmo,
Devo ser constantemente reformado e transformado.
Clamo a Ti do meu lugar de impotência
Para que eu seja um praticante do que me ensinas
E não apenas um conhecedor de Tua sã doutrina.


Embora não saiba os caminhos do futuro,
Bem sei que Tu me guias.
Que dos meus erros visíveis e ocultos
Seja eu purificado mediante o sangue de Teu Santo Filho.
E a cada caminho mau que, porventura, vier a trilhar,
Seja eu sondado por Ti
Para que meus passos débeis e um tanto inconstantes,
Permaneçam firmados no Caminho Eterno.


Finalmente, livra-me de pretensões egoístas;
Que eu seja desapegado de mim mesmo e busque o bem do outro.
Que Tua bondade seja sobre mim, ó Rei de justiça e de paz,
Para que toda aliança quebrada
Seja reconstruída e alicerçada no Amor que nunca acaba.
Estou à mercê de Tua compaixão e soberana vontade;
Faça-se em mim o que trará toda a glória apenas a Ti.




Soli Deo Gloria!

Um comentário:

  1. Em meio a tantas loucuras que vejo alguns crentes fazendo e dizendo, especialmente no Facebook, esse seu texto é como um bálsamo, um chamado a realmente nos voltarmos para a pessoa mais importante da nossa vida: Jesus. Faço de suas palavras a minha oração, não pela beleza do texto, mas pela profundidade, com muito temor diante de Deus. O Senhor conhece o meu coração e sabe que preciso colocar diante dEle todas as minhas ansiedades, confessar e deixar pecados.

    ResponderExcluir