terça-feira, 30 de outubro de 2012

Seja você mesmo mas não seja sempre o mesmo...

É bom voltar ao blog depois de alguns longos dias.

Nesse tempo estive refletindo um pouco sobre algumas coisas que escrevi no último texto - "Eu não sou um adjetivo" - e decidi continuar a discorrer mais um pouco com base no raciocínio iniciado ali. 

Dessa vez, procurarei ser menos revoltado e mais centrado. Mas não espere nada amigável ou agradável demais aos ouvidos. Lembre-se sempre: este é um blog de subversão.


Seja você mesmo mas não seja sempre o mesmo. 

Esse é o título de um dos discos de um artista brasileiro chamado Gabriel, "O Pensador". Ele se tornou conhecido nacionalmente por fazer uma música repleta de versos rimados e cheios de críticas sociais ou, às vezes, de mensagens de duplo sentido. Sem me ater aos detalhes do trabalho de Gabriel, "O Pensador", vou tomar o título deste disco citado e, então, tentar falar de algo que [ao contrário do que muita gente pensa - inclusive gente que se diz adepta] se renova constante e permanentemente, embora já se vão 495 anos desde que tudo aconteceu... já descobriu o que é?

Amanhã, 31 de outubro, enquanto a maior parte do mundo comemorará o chamado Halloween (ou Dia das Bruxas), alguns relembrarão um evento nada glamouroso, ocorrido numa cidade alemã chamada Wittenberg, cujo protagonista foi um ex-monge agostiniano chamado Martinho Lutero, o qual, após um período de intensos conflitos em sua alma devido a novas descobertas a respeito da Bíblia e de sua real mensagem, coloca as famosas 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg no ano de 1517. Enquanto o Brasil começava a ser explorado pelos colonizadores portugueses, a Europa vivia o estopim de algo que emergia clandestinamente - o movimento por uma fé livre das influências e dominações clericais e humanas, uma fé baseada apenas e tão somente na Bíblia. Nascia a chamada Reforma Protestante.


495 anos depois aqui estou eu, relembrando a data que marcou o início do movimento protestante, o qual foi constituído pelo movimento calvinista associado a João Calvino, pelo movimento puritano do John Bunyan e do John Knox e, mais tarde, pelos avivamentos dos séculos XVIII e XIX, protagonizados por George Whitefield, Jonathan Edwards e Charles H. Spurgeon, além de William Carey, David Brainerd, David Livingstone etc... Hoje, particularmente devido a nomes como A. W. Pink, Martin Lloyd Jones, Leonard Ravenhill, John Piper, Paul Washer e alguns outros, surge o chamado movimento neocalvinista, caracterizado pelo retorno e propagação dos ensinos que caracterizaram a fé reformada. Bem, dadas essas considerações históricas, vamos ao que interessa: seja você mesmo mas não seja sempre o mesmo.


Seja você mesmo. Legitimidade. Verdade. Essas são marcas fundamentais do caráter de Deus, pois está escrito:

"A Tua justiça é uma justiça eterna, e a Tua lei é a verdade". [Salmos 119:142]

"Mas o Senhor Deus é a verdade; Ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação." [Jeremias 10:10]

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim... E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da Verdade..." [João 14:6, 16 e 17a]

"Mas quando vier o Espírito de Verdade, Ele os guiará a toda a verdade, porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e lhes anunciará o que há de vir". [João 16:13]


Autenticidade. Verdade. Marcas de todos os que andam com Deus, pois está escrito:

"Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: confessarei ao Senhor as minhas transgressões, e Tu perdoaste a maldade do meu pecado". [Salmos 32:5]

"Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da Sua face". [Salmos 42:5]

"O publicano, porém, estando em pé, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!" [Lucas 18:13] 

Seja você mesmo. Não se esconda atrás de uma capa. As Escrituras dizem que Deus sonda os corações dos homens, pois Ele mesmo os formou (Jeremias 17:10 e Salmos 33:15). Ele penetra todas as coisas mais ocultas de sua alma, de minha alma. Ele é Luz e, diante Dele, as trevas e a luz são a mesma coisa (Salmos 139:12). Nada está oculto aos olhos daquele com quem temos de prestar contas (Hebreus 4:13). Seja você mesmo. Não se engane. Mais do que isso: não pense que com sua "vidinha mais ou menos" e cheia de superficialidades você vai "deixar Deus para trás" ou dar uma rasteira Nele. Não seja tão tolo. Mesmo. Ele é não é manipulável ou, nas palavras das Crônicas de Nárnia, "ele não é um leão domesticado". Seja você mesmo. 


Não seja sempre o mesmo. Reconheça que você precisa mudar, assim como eu preciso. Todos precisamos. Todos precisamos de uma "reforma total". E reforma dá trabalho. Reforma muda o curso de sua vida. Tudo tem que se adaptar ao ambiente que a reforma determina. E, do mesmo modo que a Reforma Protestante tinha uma máxima que dizia "Fides Reformata Et Semper Reformanda Est" - ou seja, fé reformada e sempre se reformando - , eu e você devemos sempre estar sendo mudados. Mas aí tem uma questão fundamental: a mudança mais necessária para cada um de nós não está em nosso alcance. Sinto muito em dizer isso, mas é a verdade: não tente mudar sozinho. Eu já tentei muitas vezes, mas sempre fracassei. Um dia, porém, eu li isso:

Dize portanto à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: não é por respeito a vocês que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes.
E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o nome que profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou o Senhor, diz o Senhor Deus, quando eu for santificado aos seus olhos. 
E os tomarei dentre os gentios, e os congregarei de todas as terras, e os trarei para a sua terra.
Então aspergirei água pura sobre vocês, e ficarão purificados; de todas as suas imundícias e de todos os seus ídolos os purificarei.
E eu darei a vocês um coração novo, e porei dentro de vocês um espírito novo; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne.
E porei dentro de vocês o meu Espírito, e farei com que andem em meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os observem.
E habitarão na terra que eu dei aos seus pais e vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. [Ezequiel 36:22-28]


Não preciso interpretar nada. Está tudo claro. Não por minha causa, mas por causa do santo nome Dele. Todos saberão que Ele é Senhor quando Ele for reconhecido como Deus Santo diante de nossos olhos. Ele é quem nos traz de volta à nossa terra, à nossa pátria. Ele é quem nos purifica dos ídolos e de todas as sujeiras de nossa mente e coração. Ele é quem nos dá um coração novo e um espírito novo, tirando o nosso coração de pedra (resistente e duro) por um coração de carne (maleável e pronto a obedecê-Lo). Ele é quem coloca em nós o Seu Espírito e nos faz andar em seus preceitos. Ele é quem se constitui nosso Deus e nos faz Seu povo. Tudo = Deus. Nada = Eu. Ele é quem pode fazer a mudança de que tanto precisamos. Somente Ele. Entendeu ou quer que eu desenhe?

Enfim... É essa a reforma de que todos nós precisamos, a qual Lutero e todos os outros que eu mencionei no início do texto pregaram e viveram em suas próprias vidas. Muitos outros antes da Reforma e depois dela viveram ou vivem essa mudança genuína de vida e eu também quero viver isso. Como já disse no post análogo do ano passado, eu quero a cada dia ir além de falar sobre uma reforma em potencial, mas ser continuadamente reformado por Ele - Aquele que forma, reforma e transforma todas as coisas conforme a Sua vontade, por meio do Seu poder e para Sua glória.  





Por saber que estou sendo reformado conforme à imagem Dele,




Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário