segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O segredo do número atômico 8...

Não se assuste com o título deste post.

Não tenho a pretensão de usar este espaço para dar uma aula de conceitos básicos de Química Geral... Pretendo simplesmente conseguir fazer jus ao título do post com a minha ideia para ele. 

Logo, vamos lá.


Somente para não deixar os leitores "perdidos", gostaria de começar dizendo que o chamado "número atômico" pode ser coloquialmente compreendido como sendo o RG de um determinado elemento químico. Ou seja, cada elemento químico tem um número atômico próprio; logo, toda espécie química que contenha o mesmo número atômico (o número de prótons presentes no núcleo de um determinado átomo) pertence ao mesmo elemento. Entendido? Espero que sim.

Nesse sentido, basta consultar a tabela mostrada acima para ver que 8 é o número atômico de um dos elementos químicos mais importantes que existem: o oxigênio. 

Sim. O oxigênio. 


Este é o elemento que constitui [em termos de volume] cerca de 21% do ar atmosférico. Ele também compõe a molécula mais importante que existe: a água. Sem ele, a vida seria impossível - toda a nossa fisiologia funciona devido à presença do oxigênio na corrente sanguínea, o qual é transportado para o cérebro por meio da hemoglobina [proteína que se liga à molécula de oxigênio de modo a transportá-lo pelo organismo]. Além disso, a vida aquática seria igualmente impossível sem ele, o O2. Sem o oxigênio não existiriam a maioria dos medicamentos, das substâncias naturais com propriedades medicinais, não existiria o DNA, não existiria o RNA, nem mesmo as proteínas e tantas outras moléculas essenciais para a natureza

Mas não é esse o objetivo deste post. Essas informações não são tão relevantes para sua vida quanto possam parecer. Deixe-me mostrar o que é mais importante em tudo isso.


Como disse, o número atômico é o RG do oxigênio. O oxigênio é o elemento da vida. 

Mas existe algo mais. 

Pensar sobre o oxigênio e a vida me faz lembrar um dos discursos mais inspiradores e transformadores para mim, o qual foi registrado por um médico do primeiro século chamado Lucas em seu livro chamado Atos dos Apóstolos ou (segundo alguns historiadores) "As coisas que Jesus continuou a fazer e a ensinar". Nesse discurso, se lê:

"E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: homens atenienses, em tudo vejo que vocês são um tanto supersticiosos;
Porque, passando eu e vendo os seus santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Este, pois, a quem vocês honram, não o conhecendo, é o que eu lhes anuncio.
O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por homens, como que necessitando de alguma coisa; pois Ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e as demais coisas;
[...]
Porque Nele vivemos, nos movemos e existimos, como também disseram alguns dos poetas de vocês: somos também sua geração" [Atos dos Apóstolos, cap. 17, vs. 22-25 e 28]


O texto bíblico é claro. Deus fez o mundo e tudo o que nele existe. Ele é Senhor do céu e da terra e, por isso, não pode ser enclausurado em templos feitos pelas suas próprias criaturas. Ele não precisa de mim. Ele não precisa de você. Ele não precisa de nada nem de ninguém. Vamos acabar com esse "babaquice" de uma vez: Ele é Deus soberano e Rei sobre tudo. Tudo obedece à Sua Palavra e ao seu conselho. Ele não é limitado por nossa "teologia" imperfeita (nem mesmo por uma teologia mais próxima do que as Escrituras são). Ele não é limitado por nada. Ele é quem dá a vida, o respirar e todas as outras coisas a cada um de nós. Ou seja: o oxigênio vem Dele. Ele é o doador da vida. N'Ele vivemos. N'Ele nos movemos. N'Ele existimos. N'Ele. Fui claro ou quer que eu desenhe?


Além disso, outro personagem muito inspirador para mim refletiu sobre as mesmas coisas, conforme se lê no livro de Jó a respeito deste: 

"O Espírito de Deus me fez; e o sopro do Todo-poderoso me deu vida" 
[Livro de Jó, cap. 33, vs. 4]

Sem o sopro de Deus - isto é, se Ele não tivesse compartilhado comigo do oxigênio que Ele mesmo criou [ou sintetizou, na linguagem química] - eu não teria vida. Nas primeiras páginas das Escrituras se lê que "Deus soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem foi feito alma vivente..." [Gênesis 2:7]. Ele, que é a própria Vida auto-existente e autossuficiente, estendeu esse dom a mim, e também estendeu a você. Como diz certa música: "...o sopro de vida é o vento que sopraste em mim...". Exato. 


Entretanto, ainda existe algo mais precioso do que essa "vida oxigenada": a vida do próprio Deus nas vidas de suas criaturas. É mais do que o oxigênio. É mais do que um respirar. É mais do que um fôlego que, embora seja um presente valioso, é transitório. Deus, Aquele para quem são todas coisas e por meio de quem tudo existe, vem para dar vida às suas criaturas mortas em si mesmas, em suas mentes cauterizadas e nos seus pecados, como se pode ler:

"Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça vocês são salvos);
E nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus". [Efésios 2:4-7]


Todos estavam mortos. Todos. Eu. Você. Mas Ele, o Autor da Vida, se fez como um de nós para nos dar vida (João 1:12-14 e 17). Uma vida que não depende de nenhuma molécula ou de nenhum processo fisiológico para existir, pois ela vem do Deus que não depende de nada nem de ninguém. Ele veio nos dar de Sua própria vida. Ele já se deu. A questão agora é: e eu com tudo isso? Como não responder a esse ato de tamanha bondade? Venha até Ele, até o Deus encarnado, até Cristo, pois aquele que vem a Ele nunca será rejeitado [João 6:37]. Venha e tenha, de uma vez para sempre, a vida que nem todos os moles de oxigênio do universo poderiam dar!

PS: É essa semana! Conferência Oxigênio 2012! #malpossoesperar



Pela certeza da vida do Autor da Vida,



Soli Deo Gloria! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário