terça-feira, 14 de agosto de 2012

O que vi não é tudo que preciso aprender...

Dessa vez não vou escrever nada de mim mesmo.

Nestes últimos dias tenho sido intensamente confrontado com algumas coisas e, nesse meio tempo, experiências muito boas e proveitosas têm feito parte de meu dia a dia.

Mas, como diz o título deste texto (inspirado numa música do grupo Palavrantiga), eu ainda tenho muito a aprender. Mais do que isso, como se pode ler nas Escrituras:

"...O conhecimento incha, mas o amor edifica. 
E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.
Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido Dele..." [1 Coríntios 8:1b-3]


Quero resumir todas esses novos "aprendizados" por meio da única coisa que é relevante por si mesma, que independe dos "achismos" pessoais, que é válida devido à idoneidade de sua própria fonte: Deus. Deixo com vocês algumas passagens das Escrituras que foram bem oportunas nos últimos dias.

João 15:18-21
Se o mundo os odeia, saibam que, primeiro do que a vocês, odiou a Mim.
Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não são do mundo, antes Eu os ESCOLHI do mundo, por isso é que o mundo os odeia.
Lembrem-se da palavra que lhes disse: não é o servo maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também os perseguirão; se guardaram a minha palavra, também guardarão a de vocês.
Mas tudo isso farão a vocês por causa do MEU NOME, porque não conhecem Aquele que me enviou.


Não são necessárias interpretações.

Ezequiel 36:26-27
E Eu lhes darei um coração novo, e porei dentro de vocês um espírito novo, e tirarei de sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne.
E porei dentro de vocês o meu Espírito, e farei com que vocês andem nos Meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os observem.


Deus transformando. Deus somente. Ele muda tudo dentro de mim. Toda a resistência e dureza não prevalece contra o Seu poder. Ele opera maravilhosamente; nós refletimos essa obra maravilhosa.

1João 4:7-11
Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 
Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou o Seu Filho unigênito ao mundo, para que vivêssemos por meio dele.
Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o Seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
Amados, se Deus assim tanto nos amou, também devemos nos amar uns aos outros. 

O cumprimento da Lei. A essência dos dois maiores mandamentos. A maior dentre as coisas que permanecem. A primeira característica do fruto do Espírito. Amor. Simplesmente Amor. Simplesmente Deus. Simplesmente Jesus. 


Romanos 8:28-39
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados por seu decreto.
E aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.
Que diremos, pois, diante destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que nem a seu próprio Filho poupou, antes O entregou por todos nós, como não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?
Que intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou antes, que ressuscitou dentre os mortos, o Qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: por amor de Ti somos entregues à morte todo o dia; fomos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas, em todas estas coisas, somos mais que vencedores, por Aquele que nos amou.
Porque eu estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.


Sublime. Alucinante. Desconsertante. Graça incompreensível. Segurança sem fim. Esperança firme. Salvação perfeita. Como não me desapegar das coisas temporais e não empenhar a minha vida para as coisas eternas?

Isaías 40:25-31
A quem, pois, me fareis semelhante, para que Eu lhe seja igual, diz o Santo.
Levantem os seus olhos ao alto, e vejam quem criou estas coisas; foi Aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número, Ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das Suas forças, e pela fortaleza do Seu poder, nenhuma delas faltará.
Por que dizes, ó Jacó, e por que falas, ó Israel: o meu caminho está encoberto ao Senhor e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?
Não sabes, e não ouviste que o Deus eterno, o Criador dos fins da terra, nem se cansa e nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
Dá forças ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão,
Mas os que ESPERAM NO SENHOR renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.

Soberania total. Majestade imensurável. Nada está fora de sua atenção. Ele não está alheio. Ele sempre é presente. Esperar Nele é o requisito para ir alto. Quando os vôos não forem mais possíveis, esperar Nele nos ajudará a correr para o alvo certo. E, na maioria das vezes, esperar Nele consistirá em caminhar um dia de cada vez. Esperar e caminhar. Esperar. Caminhar. Esperar é caminhar.



Enfim, às vezes é melhor falar pouco de si mesmo e simplesmente mostrar o que Deus já disse. Porém, tem muito mais pela frente, pois Jesus disse: "...Eu lhes fiz conhecer o Teu nome e lho farei conhecer mais..." [João 17:26]. Logo, meu desejo é o mesmo do compositor da letra da música citada no início do post:

"Dá-me um coração que ainda tem sede de Ti... Dá-me um coração que ainda tem fome de Ti..." 
(Tudo o que eu vi não é tudo que eu preciso aprender/Palavrantiga)



Pela esperança de que Ele me fará conhecer mais,




Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário