segunda-feira, 18 de junho de 2012

The most beautiful of sciences...

18 de junho de 2012.

Talvez a maioria não saiba, mas hoje se comemora do dia do Químico.

Ora, como alguém com formação acadêmica em Química e, atualmente, mestrando na área de Química de Produtos Naturais (isso mesmo ---> eu não estudo teologia, nem literatura, nem filosofia ou algo parecido, apenas gosto de escrever sobre essas coisas aqui), não poderia deixar esse dia passar em branco. Logo, inicialmente, desejo um feliz dia do Químico a todos os estudantes, profissionais e professores (atuais e futuros) e, obviamente, a todos os que amam a mais bonita de todas as ciências --- que os físicos, biólogos e matemáticos me perdoem, mas a Química... é a mais incrível de todas.


A Química está em tudo o que existe no mundo material (o universo é formado por átomos, os quais se unem - ou não, a depender do tipo de entidade química - para formar moléculas e, como resultado, essas moléculas estão por toda parte). A Química está no ar que respiramos, nos alimentos que ingerimos (inclusive os orgânicos - ora, quem disse que a química se refere apenas aos produtos industriais?), na calçada em que caminhamos, no combustível de nosso carro, na poltrona do avião em que viajamos de vez em quando, nas flores que vemos nas árvores, no mar que contemplamos da janela do ônibus a caminho da universidade e, logicamente, em nosso organismo. Sim - nós somos, sob determinado ponto de vista, um aglomerado de átomos, moléculas e íons em plena e misteriosa atividade a cada momentum. Seja você físico ou historiador, biomédico ou nutricionista (certo, Ingra?), músico ou teólogo, poeta ou psicólogo: a química está em você de modo irreversível. E mais: agradeça todos os dias porque a coisa funciona assim.


A Química, desde seus primórdios históricos, tem ajudado o homem em sua sobrevivência. A descoberta do fogo, o uso das plantas e ervas para fins terapêuticos e medicinais, o trabalho com madeira e com metais e até mesmo o surgimento da alquimia (com seu aspecto espiritualizado e esotérico) apresentam significativa importância para a história e, de certa maneira, implica marcas ainda presentes nos nossos dias. De fato, não conseguimos viver sem o fogo pra esquentar os alimentos ou nos aquecer em um inverno rigoroso. A pesquisa com plantas e outros seres vivos (o que pode ser denominado de bioprospecção tecnológica) é fundamental para a indústria farmacêutica. A indústria de jóias não existiria sem a manipulação dos metais preciosos. É impossível imaginar a sociedade sem a química - sendo bastante ousado, eu poderia dizer que a Química é a ciência mais importante para o mundo. Mais uma vez, desculpas aos demais. 


Do ponto de vista didático, a Química é normalmente dividida em algumas áreas - química analítica, físico-química, química inorgânica e química orgânica. Embora isso facilite a compreensão e as diversas aplicabilidades da química, sempre defendo em minhas conversas com colegas da faculdade (ou com quem, porventura, dialoga comigo a respeito) que a química é uma só. Todas as áreas se relacionam. Mais do que isso: as sub-áreas de cada uma dessas áreas se mostram cada vez mais interdependentes na medida em que a ciência atual é reformulada (interdisciplinaridade). Dentre essas áreas, a química orgânica é a minha paixão pois, ao ver tamanha complexidade numa química feita basicamente com 6 elementos da tabela periódica (carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre e fósforo), minha reação imediata é de admiração e espanto. Na verdade, a molécula do DNA já é um exemplo suficientemente indecifrável para mim. Me faltaria tempo e caracteres para falar da beleza dos terpenos, dos policetídeos, dos compostos fenólicos, das proteínas (e as enzimas? elas são fantásticas!) e de tantos outras classes de substâncias classificadas como orgânicas... Ou seja, ou o acaso é soberanamente inteligente ou "acaso" é um outro nome para Deus.


Finalmente, eu poderia ficar restrito às diversas comprovações científicas que apontam para a existência de Deus - por exemplo, as constantes antrópicas - (e, mais do que isso, de um Deus consideravelmente próximo àquele revelado nas páginas da Bíblia) mas, dessa vez, não vou me aventurar numa jornada apologética meio "sem futuro" (como se diz na minha cidade da infância). Quero simplesmente me ater a uma passagem das Escrituras Sagradas, onde se lê (Evangelho segundo João, cap. 1, vs. 1-5 e 14):

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por Ele e, sem Ele, nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
...
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade".



O Verbo descrito na passagem é Jesus Cristo. Jesus Cristo é Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Jesus Cristo (isso mesmo, TODAS AS COISAS - inclusive eu, você e tudo o que há no universo ---> por que não dizer, então, que Jesus é o Químico Sintético por excelência?). Sem Ele, nada existiria. 

Porém, o mais louco de tudo isso é que...

O Verbo eterno, o Deus Supremo, o Criador de tudo o que existe (seja visível ou não) se fez carne - sim, Deus tomou a forma humana, Deus se fez em átomos, moléculas e íons, em aminoácidos, lipídeos e ácidos nucleicos, dentre outras substâncias - e habitou entre nós (o verbo original para habitar é "tabernaculou" entre nós ---> ou seja, Deus montou acampamento entre os homens, fez a sua barraca para ser como um de nós). A Sua glória foi vista. Uma glória incomparável, pela qual a Graça e a Verdade foram plenamente manifestas. Jesus: 100% humano e 100% Deus. Simplesmente. É absolutamente incompreensível.


Mas, afinal, por que Deus escolheu tomar essa forma?
A resposta mais clara e simples é: para nos revelar Deus, pois está escrito que "...ninguém jamais viu a Deus; o Filho, que está junto ao Pai, este O revelou..." (João 1:18).


Entretanto, por que a revelação de Deus para conosco teve de envolver tal atitude?
A resposta também é simples: foi esse o plano de Deus desde sempre pois, dessa forma, os homens seriam confrontados com a realidade da divindade do modo mais concreto e indesculpável e, tão somente por esta causa, seriam atraídos por Deus para Ele mesmo (João 6:44 e 12:32).


DEUS SE FEZ NA FORMA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS QUE ELE MESMO CRIOU.


DEUS, NA FORMA HUMANA EM JESUS CRISTO, TAMBÉM MORREU A FIM DE SALVAR OS PECADORES.

DEUS, AO TERCEIRO DIA, RESSURGIU DOS MORTOS NO MESMO CORPO EM QUE "TABERNACULOU" ENTRE NÓS, PORÉM GLORIFICADO.




Sabendo de algo tão estarrecedor, o que fazer?


Uma sugestão imperativa é: arrependa-se e creia no Evangelho. 


Acredite na melhor das boas notícias - Deus se fez como um de nós, viveu uma vida à semelhança da que vivemos, morreu tomando sobre si mesmo a punição que eu e você merecíamos e hoje está vivo. Jesus Cristo - o Deus encarnado, o Deus feito em moléculas, átomos e íons por amor de mim e de você - é a melhor notícia que eu posso te dar. 



Logo, pela mais bonita das ciências,



Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário