quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Toda cura para todo mal...

Após alguns dias sem muita inspiração (acredito eu), estou aqui de novo.

Sem mais delongas, gostaria de falar um pouco sobre algumas coisas em que tenho pensado nos últimos dias e que, há poucos minutos (quando estava voltando da universidade dentro do ônibus) constituíram uma ideia para esse post. Vamos lá. Como diz o poeta, "a vida não para". 


O título desse post é o mesmo de um dos álbuns de uma banda de pop/rock nacional chamada "Pato Fu", mas, como não conheço muito a fundo a discografia do grupo (embora conheça algumas das músicas que fizeram mais sucesso), vou ao que interessa.

Toda cura para todo mal.

Primeiramente, acredito que todos nós somos unânimes no pensamento de que o mal existe e está impresso em todas as esferas, instâncias, segmentos e aspectos da vida humana - a política, a educação, saúde, as relações pessoais, família, religião, universidade dentre outras coisas, tudo está permeado por evidências do mal. Quer ver? A impunidade e o roubo de dinheiro público, o ensino precário e a falta de estrutura, a falta de profissionais qualificados e as filas enormes nos hospitais, as discórdias e intolerância, a violência e a falsidade, os divórcios, litígios e crimes passionais, o charlatanismo de falsos líderes espirituais e o "materialismo da fé", as fraudes científicas, as disputas de influência e a arrogância dos cientistas e intelectuais... Todas essas assertivas são apenas exemplos de como o mal, em certa medida, está em todo lugar e em múltiplas formas. No entanto, a proposta do post é falar de que "para todo mal há cura". Será mesmo possível? Leia e verá.


Para sabermos se existe (ou onde achar) "toda cura para todo mal", precisamos saber qual é a origem do mal ou, pelo menos, a real razão dele existir entre nós aqui. O Livro Sagrado diz que "...por um homem entrou o pecado no mundo e, pelo pecado, a morte..." [Carta aos Romanos, cap. 5, vs. 12]. Nessa passagem, a morte significa tanto a morte física bem como a morte espiritual (separação eterna de Deus) e, como resultado dessa separação, todo tipo de mal se alastrou desde o dia em que Adão e Eva desobedeceram a Deus no Éden até hoje. Ou seja, o mundo está como está por causa do homem, uma vez que este pecou contra Deus e, com a entrada do pecado no mundo, toda espécie de maldade e de injustiça veio junto. Enfim, o problema não é a política, ou a educação, ou a família e nem mesmo a religião - o problema sou eu, o problema é você, o problema somos todos nós, pecadores. E, infelizmente, existe algo mais desesperador do que sabermos que somos o "problema": nós não podemos fazer nada para resolvê-lo por nós mesmos. A caixa de Pandora foi aberta e agora não adianta mais fechá-la. 

Mas e agora? Se nós, humanos, os únicos seres vivos que têm capacidade efetiva e consciente de pensar, refletir e planejar soluções, não podemos fazer nada para mudar esse quadro, o que nos resta? Continue lendo e saberá.


Quando penso em "toda cura para todo mal", penso especificamente numa música que ainda faz sucesso no Brasil, especialmente entre os que gostam do pop-rock dos anos 80/90. Alguns dos trechos da letra estão logo a seguir:

"Existirá, em todo porto tremulará
A velha bandeira da vida
Acenderá, todo farol iluminará
Uma ponta de esperança
E sim, virá, será quando menos se esperar
Aonde ninguém imagina
Demolirá toda incerteza vã
Não sobrará pedra sobre pedra..." [Lulu Santos, A Cura]

Uma ponta de esperança que virá quando menos se esperar.
Uma esperança que demolirá toda incerteza vã.
Não sobrará pedra sobre pedra.

Provavelmente o autor não teve intenção, mas ao ver esses versos eu lembro de certas declarações do Livro Sagrado sobre o futuro e sobre Jesus Cristo, o qual é chamado de "Luz do mundo" e de "Esperança da glória". Além disso, o próprio Cristo falou sobre sua segunda vinda ao mundo, dizendo que "o Filho do Homem virá na hora em que vocês não esperam" e que, nesse dia, todos os olhos o verão - ou seja, toda incerteza, incredulidade, deboche e zombaria a respeito Dele por parte de muitos de nós será demolida. "Não sobrará pedra sobre pedra" dos nossos castelos de autoconfiança e segurança própria. Tudo será destruído. Nada pode permanecer diante Daquele que pode fazer o que quiser e assim o faz, quando está afim de fazer.


Desafiando de vez a noção na qual se crê que o inferno é aqui.

Essa é uma das frases da música que citei acima de que mais gosto. Se observarmos bem, diante da situação do mundo que nos cerca e das circunstâncias ruins que enfrentamos todos os dias, pensamos muitas vezes (ou acreditamos piamente) que O INFERNO É AQUI. Entretanto, esse post deseja desafiar de uma vez por todas essa noção pois, felizmente (ou infelizmente, diria eu), o inferno NÃO é aqui. Sendo bem sincero, muitos dos que dizem que "o inferno é aqui" desejam intensamente que isso seja verdade, uma vez que nesse "inferno de aqui" eles conseguem se adaptar às dificuldades da rotina e também desfrutam de coisas boas e prazeres - um inferno assim não é tão infernal, certo? Mas, faço minhas as palavras do teólogo Jonathan Edwards: "...Os homens alimentam a ilusão de que vão escapar do inferno [que não é aqui] por pensarem que arrumarão uma maneira infalível de se livrarem dele... Porém, eles só irão descobrir que todos os planos deles não podem dar certo depois que já estiverem no inferno, no inferno eterno... Na verdade, não existe nada entre nós e o inferno a não ser o ar e, nesse sentido, a única coisa que nos impede de cair lá agora mesmo é a boa vontade de Deus..." [adaptado do sermão "Pecadores nas mãos de um Deus irado", baseado em Deuteronômio 32:28-35, 1741].

O inferno não é aqui e nem é uma ilusão - ele é um lugar de tormento e não há nada que nos livre de estar lá agora mesmo (enquanto escrevo este texto) a não ser a misericórdia de Deus, o Qual também tem poder para lançar facilmente no inferno qualquer um de nós, a não ser que tenhamos fé em Jesus Cristo, Aquele que veio ao mundo para salvar os pecadores. 


Existirá e toda raça então experimentará para todo mal a cura.

Finalmente, gostaria de falar sobre a última frase da música, a qual mostra a certeza do poeta de que "toda raça experimentará a cura para todo mal". Não existe nada mais curiosamente relacionado ao conteúdo desses versos do que os seguintes registros bíblicos:

"Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos neste mundo de modo sóbrio, justo e piedoso..." [Carta a Tito, cap. 2, vs. 11-12]

Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas que estavam diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de branco e com palmas nas mãos, os quais clamavam com grande voz: a salvação pertence ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.
[...]
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará e eles serão o Seu povo; e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. E Deus limpará dos seus olhos toda a lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor e nem dor..." [Apocalipse 7:9-10 e 21:3-4]


Deus manifestou a sua bondade ao mandar Jesus Cristo para salvar pecadores de toda raça, povo, língua e nação. Todos aqueles que são alcançados por esse amor divino são ensinados pelo próprio Deus a viverem de modo justo e íntegro desde agora, o que poupa muito sofrimento enquanto vivemos aqui. Além disso, a esperança de que um dia haverá gente de todo canto, de toda língua, de toda nação e de todo povo cantando a Deus pela salvação me traz paz, pois a partir desse momento não haverá mais dor, nem choro e nem mesmo morte. Tudo será coisa do passado. Deus fará novas todas as coisas e eu me alegro em saber que, pela graça Dele, esse é meu destino eterno. Isto é, um dia esses muitos, de toda raça, experimentarão a cura para todo mal. 

Você ainda não creu em Jesus Cristo? Lembre-se que o inferno está logo abaixo de seus pés e que se Deus quiser, você cai lá a qualquer momento, pois pecadores que não creem no Único que pode perdoar os pecados serão condenados de forma justa pelo Justo Juiz dos vivos e dos mortos. Busque a Ele enquanto você pode achá-Lo, volta-se para Ele, pois Ele é rico em perdoar. 




Pela esperança de que há uma Cura para todo mal,




Soli Deo Gloria!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Viver sem fronteiras...

Bem... voltei aqui depois do maior período (provavelmente) longe do blog.

Mas, como os mais próximos de mim sabem (ou, no mínimo, os leitores mais assíduos), estive ocupado desde o começo desse novo ano com coisas mais valiosas do que escrever na internet - sobre as quais, na verdade, pretendo falar neste texto.

Muito bem - vamos ao que interesse pois "pra frente é que se anda"!


O título desse post é bastante conhecido da mídia e dos brasileiros, pois é slogan de uma das operadoras de telefonia móvel no Brasil - a odiada mas muito útil TIM! (risos)... Bem, mas não é sobre publicidade ou muito menos sobre celulares modernos que gostaria de falar aqui - minha expectativa é ser claro e direto sobre uma espécie de "palavra de ordem" que adotei para a minha vida daqui pra frente: viver sem fronteiras.

Fronteiras. 

Quando pensamos em fronteiras, pensamos em limites, restrições, obstáculos ou até mesmo em zonas de proteção que não podem ser ultrapassadas sem as devidas condições. Por exemplo, ninguém pode sair de seu país de origem sem passaporte - pois, ao chegar no aeroporto, será necessário passar pelo setor de imigração a fim de ser autorizado a ir para outro país. Se alguém deseja ultrapassar fronteiras geográficas ilegalmente ou clandestinamente, deverá ser muito inteligente ou então estará em maus lençóis. Além disso, existem fronteiras das quais todos fogem - basta visualizar um exército bem armado que a coragem foge (a não ser que quem queira passar para o outro lado seja mais bem equipado para vencer algumas batalhas). Por outro lado, as fronteiras podem ser consideradas como a nossa zona de conforto, como algo que nos mantém abrigados de "ataques" ou de situações de risco e, nesse sentido, todos nós buscamos nos colocar em nossas "fronteiras" a fim de estarmos sempre seguros e acomodados. Enfim - ao mesmo tempo que é legal ir além das fronteiras (quem não gosta de viajar pra outros países?) é muito mais cômodo pra nós nunca sairmos das nossas. 



Mas é aí que entra o "viver sem fronteiras". 

Viver sem fronteiras, pela própria frase, denota "não se limitar", não se prender às mesmas coisas, não ficar restrito aos mesmos espaços e contextos etc. e, exatamente desse modo, eu tenho assimilado esse princípio - não quero me limitar, não quero me prender às mesmas coisas e nem ficar restrito aos mesmos espaços e contextos. No fim das contas, me vejo desafiado - e, como se sabe, desafios não são fáceis e a nossa disposição em encará-los não implica necessariamente que somos capazes de superá-los sozinhos. Ou seja, eu tenho buscado firmar a mentalidade de uma "vida sem fronteiras" mas não tenho qualquer capacidade em mim mesmo de viver isso, pois a "vida sem fronteiras" de que falo tem a ver com coisas eternas, com coisas que estão totalmente fora de meu controle ou até mesmo que podem ser diferentes das minhas convicções e vontades - essa "vida sem fronteiras" é uma vida de fé e, como li certa vez, "fé é caminhar pra frente e saber que Deus vai colocar o chão". 


Sem fronteiras pra ninguém.

Sem fronteiras. Sin fronteras. No borders. Senza frontiere (o mais bonito! rs). Sense fronteres. 

Essa imagem mostra perfeitamente o real motivo do "viver sem fronteiras para mim". E, como eu havia dito no início, o que vivi no início do ano me fez entender que a vida só é vida quando abandonamos nossas percepções limitadas e medíocres das coisas e adotamos (dadas as devidas proporções, claro) a percepção Daquele que conhece todas as coisas e faz tudo segundo o bom propósito de Sua vontade - Deus. Sair do Brasil para ir à África NUNCA fez parte de meus planos, nem mesmo pela missão de levar Cristo. E aí você pode pensar: que cristão é esse que parecia não se importar com os africanos? Na verdade, não é que não me importava - mas eu não me via em solo africano nem mesmo pra turismo. Porém, como a vida de cada um de nós está nas mãos de Deus e Ele faz o que bem entender com a gente, lá fui eu para a África - precisamente Cabo Verde. Em suma, ir a outro continente para conhecer outros povos me abriu os olhos para o que Jesus já tinha dito há muito tempo - "...o campo é o mundo...", "...vocês serão minhas testemunhas TANTO em Jerusalém COMO em toda a Judéia e Samaria até os CONFINS DA TERRA...", "...indo, façam discípulos de TODAS AS NAÇÕES..."... Por meio de todos os idiomas, para todas as culturas e em cada canto do mundo - que Ele seja anunciado e conhecido. 


E o que eu não esperava aconteceu: me apaixonei pelo país, pela cultura, pelo povo simpático e acolhedor, pelo ambiente familiar, pelas cores, pela natureza ao meu redor e, especialmente, me alegrei em estar me unindo ao que Deus já estava fazendo por lá junto com outros 13 brasileiros que amam mais a Deus do que a si mesmos e que, por isso, estavam lá também. Acordar às 7h quase todo dia, rotina intensa nas universidades e internamente como equipe, apoio e trabalho de parceria com igrejas locais e, para a nossa alegria, dias livres para conhecermos de perto uma das 10 ilhas do arquipélago e a grandiosidade da Criação - e, como consequência, a soberania e beleza do Seu Supremo Criador. E, melhor do que tudo isso, foi ver pessoas desejando conhecer a Cristo ao entregar suas vidas a Ele bem como ver outros se motivando para continuarem unidos a Deus para que Cabo Verde ouça e creia na Boa Nova! Em verdade, se jogar na aventura da "vida sem fronteiras" faz a vida valer a pena.

Ao infinito e além.


Eu ando pelo mundo, pois meu chão é o mundo.

Finalmente, essa nova experiência transcultural serviu basicamente para que eu relembrasse de coisas que já estavam em minha mente, mas que eu insistia em ignorar ou achar que podiam ser apenas produto de minha imaginação. Sendo mais claro, há dois anos estive na Itália e durante meu período por lá, alguns versos ecoavam em meus ouvidos diariamente, quase que em todos os momentos - a cada rua onde passava, em cada cidade que visitei, a cada nova conversa com algum italiano:

"...Deus, onde estás?
[...]
Acende toda luz iluminando a terra
Que convive com a dor sem esperança...
Vai onde há dor e cura
Vai onde não há amor e ama...
Vai onde há dor e alegra
Vai onde não há amor e transforma...
[...]
Vai onde não há esperança e traz esperança..." [Palavrantiga]


Essa é a pergunta que o mundo faz. Se nós acreditamos que conhecemos verdadeiramente o Deus verdadeiro, o que temos feito para responder a essa pergunta? Ela vem dos quatro cantos do mundo, em todas as línguas, em vários sotaques, de diversas maneiras - nos sertões e nas comunidades ribeirinhas, em italiano ou em crioulo, no "mineirês" ou no "baianês", na Europa ou na África - e a responsabilidade dos que dizem ser porta-vozes do Reino é ir até todos os que permanecem nessa inquietação para dar fim a toda incerteza. Que nossos pés se movam "...sob os cantos do mundo..." para proclamar que Ele está aqui, está ali, está em toda parte - e, especialmente, que Ele se revelou por meio Daquele que nasceu numa manjedoura, viveu uma vida sem pecado e Se entregou voluntariamente a fim de que todos os que se arrependem dos seus pecados e creem em Seu nome sejam salvos. 

Eu não nasci para limites geográficos - eu fui intimado a "ir por todo o mundo..."! Eu não nasci para adentrar nos mesmos ambientes e contextos - eu sou inspirado a me fazer "...tudo para com todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns..."! Eu não nasci para "zonas de conforto" - eu quero ver os horizontes distantes! Se você se diz cristão, lembre-se que Jesus ressuscitou dos mortos e levante-se de sua cama. Por outro lado, se você não crê em Jesus Cristo, arrependa-se dos seus pecados e ofensas contra Deus (que é santo e justo) e creia que Ele pode perdoar. Busque-O enquanto Ele pode ser achado e O invoque enquanto Ele está perto.

Se você não quer sair de suas fronteiras, não me impeça - eu sou livre e eu navego pelos rios da vida sem perder o rumo! Mas, se minha companhia é importante pra você, esteja pronto para a aventura de ser "sem fronteiras". 





Pela alegria de seguir a Ele "sem fronteiras",




Soli Deo Gloria!