quinta-feira, 6 de junho de 2013

Bem dentro e lá fora...

Estive ausente por uns dias mas estou aqui de volta.

Dessa vez, pretendo ser realmente mais sucinto em minha postagem, pois o assunto do qual vou tratar deve sair das páginas dos blogs, dos comentários do facebook e das discussões ideológicas para ser concreto, prático, real... Tipo vida na vida.


No último feriado, estive com um grupo de cerca de 500 estudantes do Brasil e de vários países (Guatemala, Guiné-Bissau, Angola, Argentina, Peru, Estados Unidos, Venezuela etc.) em um congresso para universitários organizado pelo Movimento Estudantil Alfa e Ômega, na cidade do Rio de Janeiro. A palavra de ordem era: "Venha o Teu reino", fazendo referência à oração ensinada por Jesus Cristo nos evangelhos de Mateus e Lucas. Logo, o assunto ao qual me referi acima é o reino de Deus.

O reino de Deus é a mensagem central de Jesus Cristo. Ele era o Proclamador do "Evangelho do Reino de Deus" ou da "Boa Notícia do Reino de Deus" e, após escolher os seus 12 discípulos mais próximos, os ordenou a pregar o "Reino de Deus". Sim... Mas por onde começamos? Vamos em frente. 


Reino significa "domínio" ou "governança". Logo, a mensagem primordial de Jesus ao mundo é a de que Deus reina, domina, governa sobre tudo. As criaturas que Ele mesmo fez devem saber disso: Deus é Deus. Sem esse entendimento, não poderemos saber quem é Deus de fato. Tudo começa desse ponto - existe um Reino, logo existe um Rei; existe um domínio, logo existe alguém que domina tudo. 

Mas como é esse reino de Deus? Em que ele se baseia? Quais as suas características?

A Bíblia diz muitas coisas sobre o reino de Deus [ou reino dos céus]... Vamos a algumas delas:

Salmo 45:6 - "O teu reino é um reino eterno..."
Salmo 97:2 - "Justiça e juízo são a base do Seu trono..."
Salmo 103:19 - "...o Seu reino domina sobre tudo..."
Hebreus 1:8: "...o cetro do Teu reino é um cetro de justiça..."
Romanos 14:17 - "...o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo..."
Lucas 17:20-21 - "...o reino de Deus não vem com aparência exterior... porque o reino de Deus está entre vocês..."
João 18:36 - "...Disse Jesus: o meu reino não é deste mundo..."
Hebreus 12:28 - "...Portanto, tendo recebido um reino que não pode ser abalado..."
Mateus 5:3 - "...Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus..."
Mateus 6:33 - "...Busquem primeiramente o reino de Deus e a Sua justiça..."
Mateus 5:10 - "...Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus..."
Mateus 18:3-4 - "...Se não se arrependerem e não se fizerem como crianças, de modo algum entrarão no reino dos céus... Aquele que se faz menor como esta criança, este é o maior no reino dos céus..."


Eu poderia ficar durante vários parágrafos comentando cada versículo, mas eu acredito que a simples leitura deles é suficiente para nos dar uma ideia de que o reino de Deus não tem nada a ver com os "reinos" terrenos. 

No reino de Deus, não há espaço para aparências e glamour - ora, o Reino não vem de modo visível... O reino de Deus é eterno - todos os reinos humanos que já se constituíram ao longo da história já acabaram ou ainda vão ter fim... O reino de Deus não tem nada a ver com materialismo e coisas banais - o Reino é justiça, paz e alegria [mas tudo isso no Espírito Santo, não de forma natural e humana]... No reino de Deus, o maior é aquele que se faz o menor de todos - nada, nada, nada de sermos esnobes, vaidosos e cheios de nós mesmos! Quanto mais orgulho, mais nos afastamos deste Reino... O reino de Deus deve ser a prioridade da vida - Deus é Deus e deve ser temido, adorado, conhecido e servido e, como todas as coisas que existem são para Sua glória, o Reino deve ser buscado antes de tudo e sobre tudo... O reino de Deus não pode ser abalado - as novas ideologias, filosofias naturalistas e humanistas, o relativismo e o antropocentrismo que procura tornar o homem o seu próprio "rei" não pode prevalecer contra Deus [o reino Dele está firmado desde a eternidade]... Finalmente, Jesus disse que o reino dele não é desse mundo - são valores diferentes, propósitos diferentes e, acima de tudo, um Rei totalmente singular e incomparável - Jesus Cristo.


No entanto, tudo isso é muito belo e atraente na teoria - por exemplo, neste blog. Meu objetivo, na verdade, é simplesmente transmitir aquilo que o próprio Deus [por meio de Sua palavra] nos disse a respeito de Seu reino e, a partir desse conhecimento, sermos moldados e inspirados a viver à luz dessa realidade - não temos mais desculpas para sermos omissos, pois o "reino está entre nós" e, se nos consideramos filhos de Deus, devemos ser também canais pelos quais o Reino Dele se estenderá para ser plenamente estabelecido num futuro que somente a Ele pertence. O reino é agora e aqui mas também é amanhã e na eternidade. 

Nesse sentido, visto que ainda existe maldade, injustiça e crueldade no mundo, não podemos dizer que o reino de Deus está "totalmente" em nosso meio. Porém, podemos ter a esperança de que o dia a partir do qual o Reino será pleno e visível chegará - um dia em que uma voz dirá: "...os reinos do mundo passaram a ser de nosso Senhor e de Seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos..." [Apocalipse 11, vs. 15].


Finalmente, diante de tudo isso, eu não quero correr o risco de ter de ser subjugado ao domínio de Jesus à força. Pelo contrário, quero viver cada vez mais intensamente a realidade do reino de Deus no meu dia-a-dia - na escola, na faculdade, no trabalho, na igreja, no cinema com os amigos, num show de Jazz, tomando banho, pegando ônibus lotado, viajando etc... E, para que esse reino seja cada vez mais notório, a palavra de ordem é JUSTIÇA - pois justiça é o mesmo que retidão ou verdade e, portanto, onde há retidão e verdade, existe amor, graça, compaixão e bondade. Foi assim que Jesus pregou o "reino de Deus" - falando e praticando; logo, só me resta fazer o mesmo pois, se eu sei a teologia certa, o outro passo é praticá-la - ou seja, o reino vai moldando quem eu sou e o que eu faço reflete essa mudança. 


Deus, ouça a minha oração... Que venha o Teu reino, bem dentro e lá fora... Que a Tua vontade seja feita, pra sempre e agora!




Pela alegria de ser parte desse Reino,



Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário