Faltam duas semanas... sim, estamos na metade da jornada.
Depois do início de nosso trabalho na Universidade de Verona na semana anterior e de alguns frutos depois de poucos dias de campus (muitos estudantes expostos ao evangelho e alguns interessados em conhecer mais sobre Jesus) e, claro, de nosso último sábado em Venezia, começamos a semana com um dia produtivo na Igreja Batista de Mantova (participação de alguns estudantes por meio de testemunhos sobre seu ministério de campus e com louvor no culto da manhã, com o treinamento de liderança à tarde - Lideração - e na pregação à noite dada por Liege Lopes - uma das líderes de nosso projeto - , muito boa por sinal). A igreja tem sido muito acolhedora , de modo que nos sentimos, em certa medida, parte da comunidade. De fato, Deus tem feito grandes coisas por nós e através de nós... a Ele seja a glória!
Em seguida, recomeçamos o trabalho na Universidade de Verona, o qual durou até a última quinta-feira... De modo geral, tivemos boas conversas com os estudantes e, como era de se esperar, alguns encontros bem hostis (ora, estamos na Europa...) mas, mesmo assim, já é um bom início "dar a cara pra bater" tentando iniciar uma conversa sobre Deus num ambiente acadêmico e, detalhe, numa universidade europeia. Eu, em particular, tive dois encontros muito interessantes: eu e uma amiga abordamos um grupo de cinco garotas para mostrarmos um jogo de perguntas e respostas composto de várias fotografias (My Soularium) pelo qual conduzimos uma conversa normal sobre a vida dos estudantes a uma conversa espiritual intencional a fim de lhes apresentar o evangelho. Nesse encontro duas delas se mostraram mais interessadas no que estávamos falando sobre Deus mas, infelizmente, nossa conversa não durou muito tempo... Deus é soberano, enfim.
Entretanto, o outro encontro foi ainda mais surpreendente: eu e essa mesma amiga estávamos na hora do almoço e, quando encontramos uma mesa mais livre, começamos a fazer o mesmo jogo anterior e, por fim, conversamos por quase uma hora... Nesse tempo, a estudante se mostrou simpática e disse que estava surpresa ao ver estrangeiros saírem do Brasil (no verão) para virem à Itália (no inverno rigoroso) para falar sobre DEUS NA UNIVERSIDADE (detalhe: ela se declarava adepta do ateísmo)... Além disso, ela me perguntou: "por que eu sabia que eu cria em Deus?" e eu disse: "porque Ele colocou essa fé em mim"... Depois disso, ela replicou: "mas por que Ele não me deu essa fé ainda?" [...] O mais incrível de tudo isso é que nós (e e minha colega) não somos fluentes no italiano nem em qualquer língua estrangeira e a italiana entendia a nossa mensagem a despeito de nossas limitações linguísticas... Depois da troca de contatos, ela saiu.. Sim, Deus é soberano mesmo.
Ao final de nosso tempo no campus de Verona, conhecemos novos estudantes cristãos que parecem estar interessados em fazer alguma coisa em sua universidade para proclamar o evangelho depois que nos conheceram... Fizemos na tarde da quinta um pequeno giro em Verona (Casa di Giulietta e Arena di Verona) e retornamos... Nosso papel é manter contato com eles enquanto estivermos aqui na Itália e, claro, confiar em Deus para fazer crescer... No fim das contas, Ele sempre opera em todo o tempo para cumprir seu plano.
Entretanto, ontem iniciamos uma nova fase do Projeto Itália: o Campus de Mantova (Politecnico di Milano e Univeristà di Mantova)... Na verdade, a gente nem sabe por onde começar, pois o que vimos ontem nos fez ver que, de fato, somos impotentes e absolutamente dependentes de Deus para qualquer coisa... Poucos estudantes em tempo livre e todos apressados... Na verdade, o campus é um deserto que precisa de vida; logo, somente o Autor da Vida que habita em nós pelo Seu Espírito pode vivificar o que está morto. Tivemos um tempo de planejamento e Deus tem dado algumas ideias a serem amadurecidas... Somente Ele pode mudar o quadro da falta de boas expectativas - orem por nós!
Finalmente, hoje começamos o dia cedo... bem cedo! Madrugamos antes das 05:20h para um dia longo de descanso e passeio... Primeiro, fomos a Pisa (na região da Toscana) para conhecer um dos pontos turísticos mais famosos do mundo:
A Torre de Pisa (localizada na Piazza del Duomo) é exatamente assim: inclinada, belíssima, uma obra de arte!
Depois de Pisa, fomos à cidade mais importante do movimento renascentista (Firenze), onde nasceram Dante Alighieri, Galileo Galilei, Francesco Redi, Michelangelo etc...
O que vimos? Uma arquitetura belíssima, pontes enormes, várias pessoas fazendo canoagem nos canais, obras de arte incríveis (eu vi o Davi do Michelangelo, o original!)... Em tudo isso, vejo Deus se revelando aos homens por meio da arte, da beleza, da criatividade, das cores, dos contornos... enfim, tudo isso junto com amigos, sorvete fiorentino e muitas, muitas fotos!
No fim do dia, resta a alegria por tudo que foi vivenciado (é, parece que eu sempre fui italiano e não sabia, rsrs) e o cansaço... muito cansaço!
Agora é hora de jantar para poder dormir... Comendo, bebendo, tirando fotos, conhecendo novos lugares e tantas coisas juntas, devemos fazer tudo para a glória de Deus!
Soli Deo Gloria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário