terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Sinceros, mas errados...

Após cerca de um mês, finalmente pude voltar a escrever.

Embora não acredite de mim mesmo que esteja [por assim dizer] "inspirado", decidi expor algumas idéias que julgo ser importantes e que, quem sabe, serão úteis a algum leitor que, porventura, visitar esse blog. Vamos em frente!

Resultado de imagem para inspiração

Inicialmente, é pertinente esclarecer que o título desse texto está baseado num livro [de mesmo nome, se não me falha a memória] escrito por um teólogo e pregador cristão galês do século XX chamado Martin Lloyd-Jones, no qual creio ser abordado algo semelhante ao que pretendo apresentar aqui... Mas, independentemente disso, serei leal às reflexões que tenho feito há algum tempo. Nesse sentido, parafraseando o bordão célebre de "Star Wars", que a "Força" esteja comigo!

Sinceridade.

Sinceridade, de modo bastante simples, é o substantivo relativo ao adjetivo "sincero", palavra de origem latina que significa algo similar a "sem cera", cujo contexto de surgimento mostra que a "cera" em questão era um tipo de material usado em utensílios de decoração luxuosos [vasos de porcelana, por exemplo] para se esconder ou maquiar algum defeito ou dano, de forma que o termo "sincero" carrega consigo o significado de "sem maquiagem", "sem camuflagem" ou "que não esconde a realidade". Dessa forma, para qualquer pessoa de bom senso, a sinceridade se configura como uma das virtudes humanas mais celebradas - ora, quem gosta de ter pessoas dissimuladas e falsas ao redor? No entanto, nem sempre a sinceridade é vista com "bons olhos", particularmente nos exemplos das pessoas "super sinceras" [aquelas que são consideradas/se comportam como "inconvenientes em sua transparência"] ou mesmo daquelas que são corajosas o suficiente para denunciar grandes mentiras e/ou pecados vergonhosos - que o digam os profetas do Antigo Testamento, João Batista, os mártires do cristianismo primitivo, Huss, Latimer, Lutero, Pacepa, Yuri Bezmenov, Olavo de Carvalho, Sérgio Moro e o próprio Jesus Cristo, que disse que "veio ao mundo para dar testemunho da verdade", sendo Ele próprio a Verdade. 

Resultado de imagem para sine cera 

Erro.

Em primeiro lugar, quando falamos de "erro", pressupõe-se que exista algum referencial do que seja o "acerto" ou o "correto" - de modo mais prático, ainda que vivamos na sociedade mais revoltada com os conceitos de "verdade", "padrão" e "absoluto", a realidade continua sendo a mesma: todos vivem baseados em algum absoluto ou referencial, seja ele auto-justificável ou puramente um reflexo sentimental sem legitimidade. Dessa maneira, o "erro" ou "estar errado" seria, em poucas palavras, não ser/estar conformado a um determinado padrão compreendido como válido e correto. Contudo, gostaria de salientar aqui que, se alguém chegou a este blog, e está supondo que este que vos escreve acredita na idiotice criminosa de que "padrões são puras construções sociais opressoras que precisam ser desconstruídas pela revolução", o orégano deve ser usado somente para temperar alimentos [como aquele "fettuccine bolognese" ou um Subway B.M.T]! Isto é, padrões verdadeiros existem, são indispensáveis para a existência de uma civilização estável e saudável bem como auxiliam na preservação de boas tradições, legados e conquistas de uma sociedade - ainda que nem todo padrão é, por ser padrão, fidedigno e válido em si mesmo.  

Portanto, tendo sido expostos brevemente os conceitos de sinceridade e de erro, como racionalizar ser "sincero e errado" simultaneamente, visto que "sinceridade" é algo intrinsecamente relacionado à autenticidade/verdade e "erro" é exatamente o oposto? 

Resultado de imagem para seta ao alvo errado


Para este fim, é necessário discorrer sobre outro aspecto negativo referente à sinceridade: nem sempre ser "sincero" implica estar em acordo  com aquilo que é justo, louvável, de boa fama, puro, amável e verdadeiro. Por exemplo, muitas pessoas foram [e ainda hoje são] no último século apoiadoras de terríveis atrocidades contra a humanidade, embora estivessem/estejam convencidas de que a causa que defendiam/defendem era/é nobre - ou, de outra maneira, elas foram/são sinceras na luta por aquilo que julgavam/julgam ser certo, porém a sinceridade delas em suas intenções não tornava/torna os crimes menos hediondos do que foram/são [por exemplo, os proponentes e militantes do socialismo nacionalista alemão/Nazismo, do comunismo soviético e os muçulmanos abertamente adeptos da Sharia]. De forma complementar, aquela pessoa que "rouba dos ricos para dar aos pobres" - no estilo Robbin' Hood - não converte o roubo em algo menos pecaminoso e menos digno de punição pelo fato de dar uma "justificativa filantrópica" e acreditar, sinceramente, estar fazendo uma "boa ação". Em suma, a "sinceridade do coração" não pode ser [e nem é] um parâmetro confiável para se avaliar o que é, de fato, bom e justo, ainda que ser sincero seja fundamental na prática do verdadeiro bem. 

Todavia, ainda resta algo ainda mais perturbador para ser dito.

Resultado de imagem para robin hood principe dos ladroes

Considerando o contexto religioso [nesse caso, o cristão, do qual faço parte], a máxima do final do parágrafo anterior também é verdadeira: a "sinceridade do coração" não é critério seguro para a compreensão e a prática da verdadeira religião, apesar de ser sobremodo exaltada nos púlpitos, livros, comentários e conversas informais, como segue:

"Você precisa aceitar a Jesus Cristo, mas tem que ser com coração sincero..."

"Faça hoje mesmo um compromisso de não pecar contra Deus... Mas seja sincero, porque Deus considera a sinceridade de seu coração..."

"Você crê que Deus pode perdoar seus pecados? Mas você precisa crer com sinceridade..."

De início, se faz necessário ratificar que reconheço que Deus é Deus da verdade e, portanto, Ele abomina todo e qualquer tipo de mentira - ora, está escrito que o Diabo "...é mentiroso e pai da mentira..." [João 8:44b], que ficará de fora da cidade celestial "...todo aquele que ama e comete a mentira..." [Apocalipse 22:15c] bem como que todo aquele que diz temer a Ele deve "...deixar a mentira e falar a verdade cada um com seu próximo..." [Efésios 4:25a], visto que aprendeu de Cristo, a Verdade encarnada, a se revestir "...do novo homem, criado segundo Deus em justiça e santidade que procedem da verdade..." [Efésios 4:24]. Entretanto, não é toda modalidade de sinceridade que a Bíblia legitima em suas páginas, pois está escrito que "...enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto..." [Jeremias 17:9a], que "...há caminhos que para o homem parecem direitos, mas o seu fim é a morte..." [Provérbios 14:12] e, finalmente, essas estarrecedoras palavras registradas em Jó:

Como o homem pode ser puro? Como pode ser justo aquele que nasce de mulher?
Pois, se nem em seus santos Deus confia, e se nem os céus são puros aos Seus olhos,
Quanto menos o homem, que é impuro e corrupto, e que bebe a iniquidade como água!
[Jó 15, vs. 14-16]

Resultado de imagem para ecclesiastes 7 20

Trocando em miúdos, a afirmação de que "...Deus leva em conta a sinceridade do meu coração quando eu O busco ou na minha relação com Ele..." ignora totalmente a exaustiva revelação bíblica de que o homem caiu em deserção e corrupção após o pecado de Adão, de modo que a depravação é de tal natureza que ele não é capaz de avaliar confiadamente sua suposta "sinceridade" nas questões espirituais - ora, se o coração humano [o combinado entre nossas afeições, vontade e intelecto] é enganoso e perverso, como que é possível avaliar a "sinceridade diante de Deus" sem cair em equívoco? Isto é, não é pelo fato de "sentirmos que estamos sendo sinceros com Deus" que podemos confiar nessa "sinceridade"; nossos sentimentos não são confiáveis nem mesmo quando estamos interessados em alguém ou já namorando, quanto mais no tocante a Deus e à vida espiritual, de modo que mais uma vez Jó é certeiro: 

De onde vem, então, a sabedoria? Onde habita o entendimento?
Escondida está dos olhos de todos os viventes, até mesmo das aves dos céus.
A destruição e a morte dizem: aos nossos ouvidos chegou apenas um breve rumor dela.
Deus é quem conhece o caminho; só Ele sabe onde ela habita. [Jó 28, vs. 20-23]

Resultado de imagem para job 28 20

Finalmente, acredito ser oportuno explicar que não adianta sermos sinceros em "assuntos espirituais" quando essa sinceridade está fundamentada em mentiras - ou seja, acreditar sinceramente em uma mentira não é uma virtude, é um pecado! Nesse caso, as próprias frases que citei demonstram bem esse argumento, visto que:

Quando se diz que "...se deve aceitar a Jesus com coração sincero...", normalmente se evoca uma passagem que diz que "...se confessarmos com a boca que Jesus é o Senhor e crermos no coração que Ele ressuscitou dos mortos, seremos salvos..." [ver Romanos 10:9]. De fato, a confissão de Cristo como o Senhor e a fé na Sua ressurreição são elementos essenciais da verdadeira conversão, porém o texto bíblico não diz que essas coisas são obtidas pelo meu "sincero esforço" ou a minha "decisão sincera", pois também está escrito que "...ninguém pode dizer 'Jesus Cristo é o Senhor', senão pelo Espírito Santo..." [1 Coríntios 12:3b] e que "...a fé vem pelo ouvir, e o ouvir por meio da palavra de Cristo..." [Romanos 10:17], de modo que todo ser humano só pode reconhecer Jesus como Senhor após a ação sobrenatural do Espírito Santo bem como só pode ter fé Nele pela ação da Palavra, da qual se diz que "...é poderosa para salvar a alma..." [Tiago 1:21b]. 

Resultado de imagem para james 1 21

Por outro lado, a assertiva de que "...a depender de nossa sinceridade diante de Deus, podemos nos comprometer com Ele a ponto de vivermos sem pecado..." pode ser baseada em passagens que nos orientam a "purificação da carne e do espírito" e a "mortificação do pecado" - existem várias, mas uma delas pode ser "...sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive no pecado; pois aquele que nasceu de Deus a si mesmo se protege..." [1 João 5:18]. Nesse sentido, é notório em toda a Bíblia a mensagem sobre o valor supremo da santidade [uma vez que esse é o atributo de Deus do qual todos os outros emanam] e a decorrente demanda de Deus para que sejamos "santos como Ele é santo". Porém, de modo análogo ao caso anterior, as Escrituras não ensinam que alguém seja capaz de viver sem pecado enquanto estiver nesse corpo, nem mesmo o cristão mais piedoso - ora, se fosse possível mortificar todos os apetites e inclinações pecaminosas presentes na natureza humana corrompida, a intercessão de Cristo diante de Deus, o Pai, não seria mais necessária, pois já teríamos justiça própria para apresentar a Deus e, assim, não haveria mais justificação pela fé em Cristo e, finalmente, todo o Evangelho estaria lançado ao lixo. Haveria maior blasfêmia ao Espírito Santo do que esta - a atribuição da redenção, obra total e exclusiva de Deus em Cristo, a outro que não é Ele?

Entendamos de uma vez: sempre precisaremos de um "...sumo-sacerdote que se compadeça de nossas fraquezas..." [Hebreus 4:15], dAquele que é "...advogado junto ao Pai..." [1 João 2:2] para nos defender quando pecarmos ou, como diz no Salmo 30, "...se Tu, Senhor, atentasses para os pecados, quem subsistiria? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido..." [vs. 3 e 4]. Lançando mão da alegoria de O Peregrino e de um pensamento de Liev Tolstoi, sempre estamos sujeitos a "escolher atalhos" no caminho rumo à Cidade Celestial [ou mesmo a voltar atrás, como fez o Vacilante] mas, ainda que tropecemos ou nos desviemos do caminho certo, se sabemos a qual lugar pertencemos, podemos até cair no caminho como um ébrio, mas chegaremos em casa - no caso de Tolstoi, eu acredito, o ébrio anda sozinho para casa até encontrá-la, mas no caso do cristão, é como dizia Lutero: "...não sei por quais caminhos sou conduzido, mas conheço bem o meu Guia...".

Resultado de imagem para seguro vou

E você? Já parou para pensar que, muitas vezes, você pode ter sido "sincero", mas esteve/estava errado?

Além disso, se você é religioso e confia muito em sua "sinceridade" como parâmetro de espiritualidade verdadeira diante de Deus, até quando vai permanecer "errado" ao se fiar em si mesmo em vez de dar ouvidos e atenção ao que Ele mesmo disse em Sua Palavra?

Finalmente, se você é alguém que tem seus sentimentos como parâmetro do que é justo e certo, até quando vai permanecer "iludido em sua sinceridade vã" e desprezando o convite Daquele que é a Verdade em carne, e que disse que "...se o Filho os libertar, verdadeiramente vocês serão livres?" [João 8:36]





Pela alegria de, embora ainda "errado", ser "sinceramente" livre,





Soli Deo Gloria!