terça-feira, 30 de outubro de 2012

Seja você mesmo mas não seja sempre o mesmo...

É bom voltar ao blog depois de alguns longos dias.

Nesse tempo estive refletindo um pouco sobre algumas coisas que escrevi no último texto - "Eu não sou um adjetivo" - e decidi continuar a discorrer mais um pouco com base no raciocínio iniciado ali. 

Dessa vez, procurarei ser menos revoltado e mais centrado. Mas não espere nada amigável ou agradável demais aos ouvidos. Lembre-se sempre: este é um blog de subversão.


Seja você mesmo mas não seja sempre o mesmo. 

Esse é o título de um dos discos de um artista brasileiro chamado Gabriel, "O Pensador". Ele se tornou conhecido nacionalmente por fazer uma música repleta de versos rimados e cheios de críticas sociais ou, às vezes, de mensagens de duplo sentido. Sem me ater aos detalhes do trabalho de Gabriel, "O Pensador", vou tomar o título deste disco citado e, então, tentar falar de algo que [ao contrário do que muita gente pensa - inclusive gente que se diz adepta] se renova constante e permanentemente, embora já se vão 495 anos desde que tudo aconteceu... já descobriu o que é?

Amanhã, 31 de outubro, enquanto a maior parte do mundo comemorará o chamado Halloween (ou Dia das Bruxas), alguns relembrarão um evento nada glamouroso, ocorrido numa cidade alemã chamada Wittenberg, cujo protagonista foi um ex-monge agostiniano chamado Martinho Lutero, o qual, após um período de intensos conflitos em sua alma devido a novas descobertas a respeito da Bíblia e de sua real mensagem, coloca as famosas 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg no ano de 1517. Enquanto o Brasil começava a ser explorado pelos colonizadores portugueses, a Europa vivia o estopim de algo que emergia clandestinamente - o movimento por uma fé livre das influências e dominações clericais e humanas, uma fé baseada apenas e tão somente na Bíblia. Nascia a chamada Reforma Protestante.


495 anos depois aqui estou eu, relembrando a data que marcou o início do movimento protestante, o qual foi constituído pelo movimento calvinista associado a João Calvino, pelo movimento puritano do John Bunyan e do John Knox e, mais tarde, pelos avivamentos dos séculos XVIII e XIX, protagonizados por George Whitefield, Jonathan Edwards e Charles H. Spurgeon, além de William Carey, David Brainerd, David Livingstone etc... Hoje, particularmente devido a nomes como A. W. Pink, Martin Lloyd Jones, Leonard Ravenhill, John Piper, Paul Washer e alguns outros, surge o chamado movimento neocalvinista, caracterizado pelo retorno e propagação dos ensinos que caracterizaram a fé reformada. Bem, dadas essas considerações históricas, vamos ao que interessa: seja você mesmo mas não seja sempre o mesmo.


Seja você mesmo. Legitimidade. Verdade. Essas são marcas fundamentais do caráter de Deus, pois está escrito:

"A Tua justiça é uma justiça eterna, e a Tua lei é a verdade". [Salmos 119:142]

"Mas o Senhor Deus é a verdade; Ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação." [Jeremias 10:10]

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim... E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da Verdade..." [João 14:6, 16 e 17a]

"Mas quando vier o Espírito de Verdade, Ele os guiará a toda a verdade, porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e lhes anunciará o que há de vir". [João 16:13]


Autenticidade. Verdade. Marcas de todos os que andam com Deus, pois está escrito:

"Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: confessarei ao Senhor as minhas transgressões, e Tu perdoaste a maldade do meu pecado". [Salmos 32:5]

"Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da Sua face". [Salmos 42:5]

"O publicano, porém, estando em pé, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!" [Lucas 18:13] 

Seja você mesmo. Não se esconda atrás de uma capa. As Escrituras dizem que Deus sonda os corações dos homens, pois Ele mesmo os formou (Jeremias 17:10 e Salmos 33:15). Ele penetra todas as coisas mais ocultas de sua alma, de minha alma. Ele é Luz e, diante Dele, as trevas e a luz são a mesma coisa (Salmos 139:12). Nada está oculto aos olhos daquele com quem temos de prestar contas (Hebreus 4:13). Seja você mesmo. Não se engane. Mais do que isso: não pense que com sua "vidinha mais ou menos" e cheia de superficialidades você vai "deixar Deus para trás" ou dar uma rasteira Nele. Não seja tão tolo. Mesmo. Ele é não é manipulável ou, nas palavras das Crônicas de Nárnia, "ele não é um leão domesticado". Seja você mesmo. 


Não seja sempre o mesmo. Reconheça que você precisa mudar, assim como eu preciso. Todos precisamos. Todos precisamos de uma "reforma total". E reforma dá trabalho. Reforma muda o curso de sua vida. Tudo tem que se adaptar ao ambiente que a reforma determina. E, do mesmo modo que a Reforma Protestante tinha uma máxima que dizia "Fides Reformata Et Semper Reformanda Est" - ou seja, fé reformada e sempre se reformando - , eu e você devemos sempre estar sendo mudados. Mas aí tem uma questão fundamental: a mudança mais necessária para cada um de nós não está em nosso alcance. Sinto muito em dizer isso, mas é a verdade: não tente mudar sozinho. Eu já tentei muitas vezes, mas sempre fracassei. Um dia, porém, eu li isso:

Dize portanto à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: não é por respeito a vocês que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes.
E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o nome que profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou o Senhor, diz o Senhor Deus, quando eu for santificado aos seus olhos. 
E os tomarei dentre os gentios, e os congregarei de todas as terras, e os trarei para a sua terra.
Então aspergirei água pura sobre vocês, e ficarão purificados; de todas as suas imundícias e de todos os seus ídolos os purificarei.
E eu darei a vocês um coração novo, e porei dentro de vocês um espírito novo; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne.
E porei dentro de vocês o meu Espírito, e farei com que andem em meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os observem.
E habitarão na terra que eu dei aos seus pais e vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. [Ezequiel 36:22-28]


Não preciso interpretar nada. Está tudo claro. Não por minha causa, mas por causa do santo nome Dele. Todos saberão que Ele é Senhor quando Ele for reconhecido como Deus Santo diante de nossos olhos. Ele é quem nos traz de volta à nossa terra, à nossa pátria. Ele é quem nos purifica dos ídolos e de todas as sujeiras de nossa mente e coração. Ele é quem nos dá um coração novo e um espírito novo, tirando o nosso coração de pedra (resistente e duro) por um coração de carne (maleável e pronto a obedecê-Lo). Ele é quem coloca em nós o Seu Espírito e nos faz andar em seus preceitos. Ele é quem se constitui nosso Deus e nos faz Seu povo. Tudo = Deus. Nada = Eu. Ele é quem pode fazer a mudança de que tanto precisamos. Somente Ele. Entendeu ou quer que eu desenhe?

Enfim... É essa a reforma de que todos nós precisamos, a qual Lutero e todos os outros que eu mencionei no início do texto pregaram e viveram em suas próprias vidas. Muitos outros antes da Reforma e depois dela viveram ou vivem essa mudança genuína de vida e eu também quero viver isso. Como já disse no post análogo do ano passado, eu quero a cada dia ir além de falar sobre uma reforma em potencial, mas ser continuadamente reformado por Ele - Aquele que forma, reforma e transforma todas as coisas conforme a Sua vontade, por meio do Seu poder e para Sua glória.  





Por saber que estou sendo reformado conforme à imagem Dele,




Soli Deo Gloria!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Eu não sou um adjetivo...

Estou de volta. Mas acho que essa não é uma boa notícia para os leitores [pelo menos com base neste próximo post].

Sendo mais claro: talvez esse seja o último post que você leia neste blog. Não porque pretendo cancelá-lo, mas porque você não suportará as palavras que eu hei de escrever aqui. Talvez eu mesmo demore de postar um texto novo... O que pretendo falar nesta postagem é algo doloroso, difícil, cortante. Ora, os subversivos (como eu) não podem e nem conseguem ser "massageadores de ego" - esse tipo de coisa é papel dos medíocres.


Eu não sou um adjetivo. Parece um tanto obscuro, enigmático ou até mesmo sem sentido. Entretanto, meu objetivo é abrir o verbo a respeito de diversas inquietações de minha mente e alma a partir desta frase: eu não sou um adjetivo. 

Na língua portuguesa, o adjetivo é a classe gramatical associada às qualificações ou caracterizações de um determinado sujeito ou objeto [é isso mesmo, leitores entendidos de português?]. Isto é, qualquer palavra que qualifica ou caracteriza algo é denominada adjetivo. Bonito e feio, inteligente e estúpido, bom e mau, santo e impuro, salvo e perdido, escolhido e rejeitado, grande e pequeno, alto e baixo, agradável e irritante. Poderia ficar por muito tempo escrevendo adjetivos aqui, mas não é isso que me interessa. O "x da questão" neste texto são os esteriótipos, rótulos ou estigmas advindos do uso dos adjetivos. Ah, os esteriótipos... Talvez não exista algo tão prejudicial quanto eles.


Eu não sou um adjetivo. Você não é um adjetivo. Os esteriótipos que se constroem a nosso respeito, individualmente, não são quem nós realmente e/ou plenamente somos. Embora, em certa medida, os rótulos a nós relacionados tenham um fundo de verdade, eles não são quem somos de fato. Eu não posso ser reduzido a uma frase: "ele é o nervosinho", "ele é o estressadinho". Acabou! Isso é muito sério - aqui no Brasil, na Itália, nos Estados Unidos e até mesmo em Baleia. Chega. 

Eu estou supersaturado de ouvir o tempo inteiro: "você se estressa com bobagens", "você não brinca como eu brinco", "você não desce pro play" etc. Sempre quando alguém fica irritado ou chateado com uma brincadeira boba (ainda que seja de mau gosto), sempre sobra pra quem se irrita. É sempre o "estressadinho" que tem que mudar de postura, que precisa ser mais maduro. Eu não aguento mais isso! Se a carapuça serviu pra algum leitor, vá cuidar agora mesmo de sua vida ou, no mínimo, aprenda a lidar com as pessoas que são diferentes de você. Eu reconheço que preciso mudar em diversas áreas de meu comportamento e caráter, mas TODOS precisam. Ninguém é superior a ninguém. Todos estão no mesmo "mundo doente" visto através dos espelhos do poeta. Inclusive você, que é calmo, sereno e tranquilo. 



Eu não sou um adjetivo. Apenas. Nem você é apenas um só.

Na verdade, cada um de nós somos um conjunto de adjetivos ou locuções adjetivas, sejam bons sejam ruins. Visto que, nesse caso, estamos querendo descobrir quem somos a partir dos diversos adjetivos que existem, o único caminho seguro para isso é abandonar os esteriótipos humanos e imperfeitos, destituir todos os rótulos que nós mesmos colocamos sobre nós e (principalmente) sobre os outros e nos apegar apenas ao que o Criador disse a nosso respeito em Sua Palavra. Mas, sinto muito, as notícias são piores do que qualquer esteriótipo que você poderia receber... E mais: com Deus não tem essa história de rótulo ou esteriótipo; tudo é na real.



Pois bem... quais são os adjetivos que as Escrituras nos conferem?

Romanos 1:29 a 31 diz: "...estando cheios de TODA iniquidade, prostituição, malícia, avareza e maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano e malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis e sem misericórdia...". Curtiu?

Romanos 3:10-18 diz: "...como está escrito: não há nenhum justo, nem um sequer... não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus... todos se desviaram e juntamente se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há sequer um... a sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente e veneno de áspides está debaixo de seus lábios... cuja boca está cheia de maldição e amargura... os seus pés são ligeiros para derramar sangue... em seus caminhos há destruição e miséria e não conheceram o caminhos da paz... não há temor de Deus diante de seus olhos..." Quer compartilhar em seu facebook?

Em Tito 3:3 se lê: "...porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a vários desejos maus e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando uns aos outros...". Trágico porém real. Lastimável mas legítimo. Como diz o Oficina G3: "... mas isso é o que somos nós.." [Meus Passos - Depois da Guerra]. 



Por outro lado... não existe apenas esse lado da moeda.

A situação terminal de cada um de nós, conforme relatam as Escrituras, tem uma sublime solução, a qual, curiosamente, só pode ser encontrada nas próprias Escrituras. Mas, lembre-se: isso vale apenas para quem verdadeiramente crê no evangelho. 

Em Efésios 2:11-22 está escrito que éramos separados da vida de Deus, alheios às promessas Dele, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, pelo sangue de Cristo, não estamos mais longe de Deus e sim perto Dele. Não há mais inimizade entre nós e Deus. Agora não somos mais forasteiros, mas membros da família de Deus. Não estamos mais "sem eira nem beira", mas estamos "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, do qual Cristo é a pedra de esquina". Somos morada de Deus em Espírito. Antes, éramos inimigos de Deus no entendimento [Colossenses 1:21] mas agora fomos reconciliados. Antes éramos filhos da ira como os que não conhecem a Deus mas, agora, podemos dizer a Ele: "Aba, Pai" [Efésios 2:3 e Romanos 8:15]. Fomos adotados [Efésios 1:5]. Fomos criados em Cristo para as boas obras preparadas por Ele de antemão [Efésios 2:10]. Somos salvos da ira por meio Dele [Romanos 5:9]. Somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo [Romanos 8:17]. 



Só podemos estar em um desses dois grupos. O grupo dos primeiros adjetivos (os que não creem em Jesus Cristo e, por isso, estão sob a condenação de Deus, como dizem as Escrituras) e o grupo dos últimos adjetivos (os que foram alcançados e regenerados pela graça salvadora de Cristo pelo Evangelho e, por isso, não estão sob qualquer condenação). E então? Quais são os adjetivos de Deus para você? Você sabe de que lado está?

Se você não tem certeza, procure ler a Bíblia e, assim, conheça o Deus revelado em suas páginas. Certamente Ele pode te mostrar quem você é de verdade e, a partir do conhecimento dessas verdades, você poderá ir a Ele e ter vida. Vida. Vida de verdade. Toda a morte será banida pela vida de Deus em você, caso creia Nele. Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó (Salmos 103:14). Logo, o melhor a fazer é cantar bem alto: "...tu sabes quem eu sou... tu sabes quem eu sou..."



Clame a Ele em alta voz. Grite o nome Dele na sua noite escura. Talvez você O veja de braços abertos e ouça a Sua voz te chamando: vem! Se for assim, não hesite e vá até Ele. Viva! Seja livre Nele! Deixe os seus esteriótipos para trás e se apegue apenas ao que Ele diz a seu respeito.




Pela certeza de saber quem eu sou Nele,




Soli Deo Gloria!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dia após dia...

Estou sem muito tempo para escrever agora.

Estive viajando para mais um Acampamento do Movimento Estudantil Alfa e Ômega (regional de Salvador/BA). Logo, permaneci offline durante o feriado.


Para você, caro leitor, ter uma noção melhor, veja:


A mensagem básica que queremos transmitir é que, enquanto estamos aqui, devemos dedicar nossa vida DIA APÓS DIA às coisas que tem valor eterno e, por isso, glorificam a Deus, pois "...onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração..." [Mateus 6:21]. E mais: essa dedicação envolve tudo - estudos, relacionamentos, família, trabalho, talentos, vida religiosa, dentre outros. Toda a minha vida é para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31). Dia após dia.

http://houseprayernewlife.files.wordpress.com/2011/02/continuidade.jpg 

Enfim: eu aproveitei bem o feriado! E você?

Ora... se você ainda não conhece a Deus e não crê no Seu Filho Jesus Cristo como único Senhor e Salvador suficiente, aproveite o feriado e busque conhecê-Lo... Leia a Bíblia e busque a Deus e, como resultado desse conhecimento e da revelação de Deus a você enquanto você o busca, reconheça a sua condição de pecador condenável diante de Deus (Romanos 3:9-20) e acredite na obra de Cristo para te remir dos seus pecados (Romanos 3:21-28). Confiando no amor D'Ele de todo o coração e partindo do fato de que o fim supremo e principal de cada um de nós é glorificar a Deus e desfrutar D'Ele para sempre, você será verdadeiramente satisfeito. Dia após dia. 





Pela Esperança de caminhar com Ele dia após dia,



Soli Deo Gloria!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Reajuste radical do foco...

Depois de alguns bons dias, retornei.

Nesse meio tempo, muita coisa aconteceu: viagem, passeios históricos, conferência, palestras, muita música, novas amizades e contato com coisas novas, andanças e peripécias pela madrugada etc... Enfim, após dias tão corridos (a ponto de eu ter dormido desde a manhã até o fim da tarde no dia em que voltei de viagem), guardo a sensação de que tudo valeu a pena. Faria tudo novamente. 

Mas o tempo caminha em um único sentido. Logo, nada de ficar para trás; vamos em frente.


Depois desses últimos dias, tenho pensado bastante em uma coisa apenas e não quero me estender muito para chegar ao ponto. Bem, o que não sai da minha cabeça foi escrito pelo apóstolo Paulo, na sua segunda carta à igreja de Corinto, como segue:

"Examinem-se a si mesmos, se vocês permanecem na fé; provem-se a si mesmos. Ou não sabem quanto a vocês mesmos, que Jesus Cristo está em vocês? Se não é que vocês já estão reprovados.
Mas espero que entenderão que nós não somos reprovados". [2 Coríntios 13:5-6]


A orientação das Escrituras é clara. Examine-se a si mesmo. Prove-se a si mesmo. Mas, para variar, não é nada disso que acontece. Todos nós, em algum momento (ou em quase todos os momentos), sempre examinamos os outros. Seja para julgar se eles estão firmes na fé (na menos pior das hipóteses), bem como apenas para tecermos críticas inúteis, repletas de um "humor pseudo-cristão medíocre" e que não trazem muita edificação, principalmente para os próprios críticos. Como eu disse em um post do mês anterior [Julgando com justiça], eu estou cansado e saturado - melhor, estou supersaturado! - de todo esse panis et circensis cristão, em que aqueles que (ironicamente) defendem a supremacia da graça de Deus sobre todas as coisas parecem, na verdade, negar o que tanto defendem. Todos exibem, confiadamente, seus "argumentos coerentes", seus posts na internet, suas publicações nas redes sociais, demonstrando um orgulho sutil da própria graça e conhecimento que Deus lhes dispensou. REVOLTANTE. INACEITÁVEL. MEDÍOCRE. Uma verdadeira desgraça, uma anti-graça. 

       

Além disso, o texto ainda traz uma questão introspectiva: "...ou não sabem, quanto a vocês mesmos, que Jesus Cristo está em vocês?..." (vs. 5). Isto é: vocês já se deram conta de que Cristo está em vocês? Em outras palavras: visto que Cristo está em vocês, porque vocês ainda se comportam como medíocres, olhando sempre para o argueiro do olho de seus irmãos e não vê as traves que estão em seus olhos? (Mateus 7:3-5). Como somos hipócritas, fingidos e cheios de mecanismos de escape da verdade! Mas eu tenho uma dica [a começar em mim]:

Vamos comprar vários frascos de "Christ Simanchol" na farmácia Sola Scriptura mais próxima e aprender somente com o que ela já diz! Esqueçamos um pouco os superpregadores eruditos (por mais que eles sejam bons exemplos e zelosos da verdade das Escrituras)! Esqueçamos os sites de apologética e humor! Esqueçamos os blogs (inclusive este)! Esqueçamos de tudo e só nos preocupemos em conhecer a Cristo, em amar a Sua Palavra, em segui-Lo, em devotar nossa vida inteiramente a Ele.


Mas, me detendo apenas ao texto bíblico, observo um grande problema: o apóstolo Paulo considera a possibilidade de reprovação dos cristãos da igreja de Corinto, conforme o final do verso 5: "...se não é que vocês já estão reprovados...". Tenso. Até mesmo horripilante. Mas, nesse contexto, acredito que a expressão "reprovados" está primordialmente relacionada com a atitude de abandono do "examine-se a si mesmo". Eles haviam perdido isso de vista e o apóstolo, pelo zelo para com aqueles cristãos, os exorta com verdade e amor. Enfim: se somos verdadeiramente salvos não há mais condenação. Porém, a nossa vida deve refletir a mudança radical decorrente de nossa conversão e isso envolve um constante autoexame das convicções de fé e do que precisa ser mudado para sermos cada vez mais conformes à imagem de Cristo, assim como Ele predestinou (Romanos 8:29). 

Nós não somos reprovados (vs. 6), mas quase sempre somos medíocres, acusadores e hipócritas. Graças a Deus por Ele nos ter feito agradáveis a Si mesmo por Sua própria graça e em Cristo (Efésios 1:6). Entendeu? Se agradamos a Deus, é tudo EM CRISTO e PELA GRAÇA. Não tem nada a ver comigo. Não tem nada a ver com você. Não se iluda com suas "grandes ações" em nome de Deus. Não se iluda com seu zelo pela verdade. Se não fosse pela Graça e em Cristo, nada feito. NADA. 


Por tudo isso, quero que esse post seja uma realidade em mim. Provavelmente, eu sou tão hipócrita e medíocre quanto aqueles que eu critiquei aqui. Julgo pela aparência, confio em minha própria espiritualidade e nego a supremacia da graça que tanto pareço defender. Trocando em miúdos, esse post não deveria ser escrito por mim, e sim PARA MIM. Deus e suas santas ironias.

Para encerrar, deixo o registro do provável último discurso de Jesus durante os 40 dias após sua ressurreição, como registrou João em seu evangelho:

"E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia também se recostara em seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será?
Disse-lhe Jesus: se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu". [João 21:20-22]



O que importa é somente e tão somente seguir a Cristo. Por mais que alguns continuem questionando a Deus sobre o que o próprio Deus deve fazer com os outros (como se Ele não soubesse o que deve ser feito, não é?), eu preciso e desejo apenas reajustar o meu foco. Radicalmente. Preciso me focar no Único Alvo realmente seguro.



Pela certeza de caminhar rumo ao Alvo,




Soli Deo Gloria!