quinta-feira, 30 de junho de 2011

Quais são os atalhos que nós temos seguido?



Caros leitores,


Após alguns dias sem postar aqui (em virtude do Congresso mencionado no post anterior, o qual foi bastante edificante), gostaria de deixar alguns links interessantes para vocês visitarem...


2. I wouldn't change a thing - Bill Bright ----- http://www.youtube.com/results?search_query=bill+bright&aq=f


Convido a todos a avaliar de forma crítica com base nas Escrituras todo o conteúdo sugerido... Espero que seja proveitoso!



PS: Hoje foi um dia especial, pois concluí o meu trabalho final de curso na faculdade, e estou mais perto de me formar... Deus é bom!



Soli Deo Gloria!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Congresso Estudantil Alfa e Ômega 2011 - (23-26/06) Salvador, Bahia

A partir de nós

A partir de você!

Isso mesmo! É desafiador, mas é dessa forma que queremos que você se sinta. Deus tem colocado em nossos corações grandes sonhos para essa geração. Queremos ver movimentos liderados pelo Espírito Santo começando em cada universidade, em cada canto desta nação. E sabemos que Deus vai usar pessoas como você – universitário ou não – para concretizar esse sonho. Por causa disso é que vem aí o Congresso Estudantil Alfa e Ômega 2011.

Isso pode te deixar muito empolgado ou amedrontado: ‘como Deus pode me usar para coisas assim?’

Não importa qual seja a sua condição, estamos preparando e sonhando com um congresso no qual Deus irá revelar a grande obra que deseja fazer na sua vida e a partir dela. Cremos que serão dias inesquecíveis!

Junte-se a nós!

"...A glória de Deus é compartilhar... É dividir, repartir, multiplicar...
...O riso de Deus é a comunhão... Eu e você, querendo ser um coração...
...É ver a mão da gente estendida... Ver a nossa vida gerando mais vida..."

"...Assim como Tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo..." (João 17.18)

"...Na simpatia de todos nasce a igreja de novo... Povo de Deus, sal e luz pra todos os povos..."

"...Tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo em Cristo Jesus e nos confiou o ministério da reconciliação..." (2 Coríntios 5:18)


PS: E como diz uma certa música... Amanhã é 23!



Extraído de: www.alfaeomega.org.br/congresso2011



 
Soli Deo Gloria!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dia do Químico - menção honrosa

A Química está presente na sua vida? Como?

 

 Vamos pensar um pouco?

  

Quando respiramos estamos fazendo parte de um processo químico. Como? Quando a planta é exposta à luz do sol começa o processo da fotossíntese, e isto é Química.

 A Química está presente em todos os seres vivos.  O nosso corpo sofre várias reações químicas por segundo para que continue a vida. O nosso cérebro comanda todas as nossas ações e isto também é Química. Vamos estudar tanto na Química com nas outras ciências como ocorre esse processo em nosso corpo.

O homem estuda os fenômenos químicos há muitos anos. Os alquimistas buscavam a transmutação de metais, bem como oelixir da longa vida. Mas o fato é que, ao misturarem extratos de plantas e substâncias retiradas de animais, nossos primeiros químicos também já estavam procurando encontrar poções que curassem doenças ou pelo menos aliviassem as dores dos pobres mortais. Com seus experimentos, eles davam início a uma ciência que amplia constantemente os horizontes do homem. Com o passar dos anos o homem aprendeu a sintetizar elementos da natureza, a desenvolver novas moléculas, a modificar a composição de materiais.

Hoje, sabemos a importância da química no nosso cotidiano. É impossível viver sem ter a química ao nosso redor. As transformações, as misturas, as soluções… Tudo isso é QUÍMICA.

 

A QUÍMICA MOVE O MUNDO...

Já imaginou as indústrias? As siderúrgicas? Como se vive sem química? Hoje o desenvolvimento das indústrias primárias até aquelas que usam tecnologia de ponta depende diretamente da química. Seus processos produtivos não são viáveis sem que os seus produtos não tenham qualquer insumo de origem química. Muitos elementos presentes na natureza são utilizados na indústria química que, através de seus processos, modifica e gera matérias primas que serão utilizadas para produção de alimentos, medicamentos, produtos estéticos, fabricação de bens duráveis, utensílios domésticos e tantos outros produtos utilizados no nosso cotidiano.

A ÁGUA E A QUÍMICA

 

A água é a substância mais abundante em nosso planeta, cobrindo quase que três quartos da superfície da Terra. Porém somente um terço desta água pode ser utilizada pelo ser humano.. E aí entra a química...

Pra que a água fique pura precisamos de utilizar os processo químicos. A água é pura quando contém, sob determinadas condições analíticas, somente moléculas H2O. As substâncias puras são formadas por substâncias de um único tipo de constituinte. Elas têm ponto de fusão e de ebulição razoavelmente constantes.

 A água pode ser considerada pura quando não possui cloro, sais minerais ou nenhuma outra substancia química. Agora, a água potável já possui esses e outros tipos de produtos, de modo que se torna própria para o consumo humano.  A água pode ser razoavelmente purificada através de destilação simples. A água pura é principalmente utilizada em laboratórios, podendo ser encontrada em farmácias e hospitais.  A água é considerada solvente universal porque dissolve a maioria das substâncias.

A QUÍMICA E OS ALIMENTOS


A química está presente em nossa alimentação. Como poderíamos alimentar toda a população sem esgotar os recursos naturais do solo? O usos constante de produtos químicos para tratar a terra e aumentar a produção de grãos, frutas, verduras é prova incontestável dessa afirmação. A reposição de elementos como o nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio, entre outros, retirados pela ação de chuvas, ventos, queimadas e constantes colheitas, é fundamental para manter a produtividade da terra.

Todo esse processo torna importante o estudo das substâncias que ingerimos diariamente. Os alimentos industrializados possuem componentes que vão muito além daqueles encontrados naturalmente em nossa alimentação. 

A QUÍMICA E OS MEDICAMENTOS
.

Como podemos identificar toda a química presente nos medicamentos? Será que ela é realmente benéfica para o nosso corpo? Como devo fazer uso da química presente nos medicamentos?

São muitas as indagações acerca dessa química aplicada aos medicamentos. Porém, apenas a partir do Renascimento o homem passou a compreender mais profundamente as doenças.  A ciência que estuda a prevenção, o tratamento e o diagnóstico das doenças é a medicina. Através do estudo da doenças e dos males que atingem o corpo humano são identificados os caminhos para a cura.

E então, mais uma vez, falamos de química. Esta ciência  que se preocupa com a descoberta, o desenvolvimento e a ação dos compostos químicos para a fabricação de medicamentos eficazes na cura do ser humano. É preciso lembrar que medicamentos são drogas e que podem causar a dependência química, por este motivo não podemos tomar medicamentos sem orientação médica.

 A QUÍMICA NA INDÚSTRIA


Dentro do segmento de industrias, a que merece destaque é a petroquímica. Ela se caracteriza por utilizar um derivado de petróleo (a nafta) ou o gás natural como matérias-primas básicas. No entanto, muitos produtos chamados petroquímicos, como, por exemplo, o polietileno, pode ser obtido tanto a partir dessas matérias-primas como a partir de outras, como o carvão (caso da África do Sul) ou o álcool (como ocorreu no passado, aqui mesmo no Brasil).

É bom lembrar que o refino de petróleo é parte da indústria do petróleo. O que faz parte da indústria da química é a petroquímica que se encarrega da  produção do eteno e seus co-produtos, bem como de outros derivados da nafta ou do gás natural, de fins industriais. A indústria química utiliza muitas matérias-primas, orgânicas e inorgânicas.

O plástico e as fibras sintéticas são dois dos produtos relevantes. O polietileno de alta densidade e baixa densidade o polietileno tereftalato (PET), o polipropileno, o poliestireno, o policloreto de vinila e o etileno acetato de vinila são as principais resinas termoplásticas. Os produtos das centrais petroquímicas também são utilizados para a produção, entre outros, de etilenoglicol, ácido tereftálico, dimetiltereftalato e acrilonitrila, matérias-primas para a produção dos fios e fibras de poliéster, de náilon, acrílicos e do elastano.

Bem, a Química está em tudo à nossa volta... Esse texto, embora bastante simples do ponto de vista acadêmico (eu não tive tempo de procurar com mais calma algo mais cientificamente elaborado, rs), traz uma idéia sobre a relevância da Química...

Eu amo química e, sempre que aprendo um pouco mais sobre ela, percebo que Deus pode ser visto, de fato, como um "artista das moléculas"... (Hebreus 1:2 e 11:3)

ENFIM... FELIZ DIA DO QUÍMICO (18 de Junho) a todos nós, estudantes, profissionais, pesquisadores e demais colaboradores que fazem da química a ciência que move o mundo!


Extraído de: http://hilariomoura.wordpress.com/aulas/quimica-geral-e-inorganica/a-quimica-do-cotidiano/


Soli Deo Gloria!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Músicas que expõem Cristo - por Yago Martins


Deixe-me explicar: a primeira afirmação diz que a música deve ser baseada nas Escrituras, e uma música baseada nas Escrituras é uma música baseada em Cristo.

Jesus fala com os mestres da Lei e diz o seguinte: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5:39). São as Escrituras que testificam de Jesus; e se nós compomos músicas que pregam verdades das Escrituras, compomos músicas que pregam verdades sobre Jesus.

Ele, falando com os discípulos no caminho de Emaús, em Lucas 24:27, diz: “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, [Jesus] explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras”. Em toda a Escritura, em todo o Antigo Testamento… Jesus estava mostrando para aquelas pessoas que lá tudo testificava dEle. Se nós compomos músicas baseadas nas Escrituras, compomos músicas baseadas em Cristo, por que Jesus é tudo na Escritura.

Nós não temos essa noção por que nossas pregações não trazem essa verdade. Entenda: sobre quem a Bíblia fala? Ela fala sobre mim ou ela fala sobre Cristo? Nós ouvimos pregações que dizem: “O Antigo Testamento: Davi e Golias. Você é Davi, vença seus gigantes!”, ou então sobre todas as outras passagens: “Você é Ester, vá lá e enfrente o Rei”. Mas, será que nós somos Ester, nós somos Davi; ou Cristo é?

Jesus é Adão. Não um Adão que pecou, mas um Adão que venceu e sua vitória foi imputada sobre nós. Ele é o Cordeiro que foi morto no Éden, para encobrir a nudez dos pecadores. Ele é a Árvore da Vida que traz vida eterna para aqueles que o recebem e comem dEle. Ele é Abel, que o seu sangue clama, não por condenação, mas por justiça. Ele é Abraão, que saiu da terra para andar por outro país desconhecido, para criar um povo incontável. Ele é Jacó, que recebeu nossa ferida ao lutar por nós. Ele é Moisés guiando seu povo. Ele é a rocha de Moisés vertendo água. Ele é o galho lançado na Água amarga. Ele é Jó, o justo que sofreu. Ele é Davi, vencendo os gigantes que iam nos derrotar. Ele é Ester, indo diante do Rei interceder pelo povo. Ele é Jonas, sendo lançado no mar para salvar a tripulação. Ele é o cordeiro da páscoa, ele é o templo, ele é o profeta, ele é o sacerdote, ele é o rei, ele é o sacrifício, ele é a luz, ele é o pão, ele é o dízimo, ele é o sábado, ele é tudo. Cristo é, não você. Cristo é o conteúdo da Escritura. Se compomos músicas sobre a Escritura, compomos músicas sobre Cristo.

Nossas músicas falam sobre quem? Sobre Jesus, primordialmente, ou sobre você?

Gosto muito de uma história de Charles Spurgeon, sobre um gaulês que ouviu um jovem pregar um sermão “magnífico, grandioso, pretensioso e bombástico”. Spurgeon continua:
“depois de chegar ao fim [do sermão], perguntou ao gaulês o que achava a respeito. O homem respondeu que não dava nenhum valor a ele. “E por que não?” “Porque não havia nele nada de Jesus Cristo.” “Ora”, disse o pregador, “mas meu texto não apontava naquela direção”. “Não importa”, disse o gaulês, “seu sermão deve seguir naquela direção”. “Não vejo o assunto assim”, disse o jovem. “Então”, disse o outro, “você ainda não vê como deve pregar. O modo certo de pregar é o seguinte: De cada aldeia minúscula na Inglaterra — não importa em que região — sempre sai, com toda a certeza, uma estrada para Londres. Embora talvez não haja estrada para outros lugares, certamente haverá uma estrada para Londres. Da mesma forma, de cada texto na Bíblia há uma estrada que leva a Jesus Cristo, e o modo certo de pregar é, simplesmente, dizendo: ‘Como posso, tomando esse texto como ponto de partida, chegar até Jesus Cristo?’ e, então, ir pregando pela estrada afora”. “Mas”, disse o jovem, “suponhamos que descubro um texto que não tem uma estrada que leva a Jesus Cristo?” “Faz quarenta anos que estou pregando”, disse o velho, “e nunca achei um texto bíblico assim; mas se chegar a achar um, passarei por sebes e cercas, e chegarei até Ele, porque nunca termino sem introduzir meu Mestre no sermão”.
Essa é uma verdade sobre pregação, mas a música, como pregação, precisa viver essa verdade. Precisamos, de algum modo, levar o tema que pregamos a Cristo; de algum modo, levar o tema da canção a Jesus. De algum modo levar ao carpinteiro de Nazaré que morreu para me salvar. Claro, nem todas as músicas são completamente cristocêntricas, nem todas as músicas serão completamente baseadas nos atributos de Deus, ou completamente como um meio profundo de ensino... claro que elas serão um pouco mais focadas em um destes pontos do que outro. Mas, no conjunto, no canto congregacional como um todo, esses três pontos não podem faltar e não podem estar negligenciados em nenhuma música.




Soli Deo Gloria!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Autoidentidade...

Caros leitores,
Esse novo post, diferentemente de todos os demais, tem um pouco mais do que sou, de mim mesmo... Não que os anteriores não fossem, de certo modo, de minha propriedade, pois seus autores originais disseram (ou escreveram), com legitimidade e beleza, muito do que eu também diria (ou escreveria), se o talento a eles intrínseco também me houvesse sido conferido... Dessa maneira, como não tenho um domínio apreciável das palavras e da linguagem escrita, peço aos visitantes que sejam compreensivos (risos), certo?
Certamente, os que dedicam um pouco de seu tempo para lerem as postagens aqui publicadas percebem que tenho preferência por alguns assuntos, como teologia, arte e cultura, além da ciência... Tenho adotado esse comportamento por me interessar bastante por esses tópicos e por entender que a comunidade cristã deveria ter um apreço maior nesse sentido... Acredito, sem sombra de dúvida, no fato de que Deus está diretamente vinculado a cada detalhe de nossa história, ou melhor, que Ele é o sumo autor-diretor-protagonista da mesma... Portanto, precisamos desenvolver um senso crítico que nos permita estar inseridos na sociedade e em sua cultura sem perder a contundência bíblica bem como o caráter missional do verdadeiro evangelho.
Bem... Eu me defino com um "cristão subversivo", como o próprio blog o sugere de forma explícita... Mas, sendo mais direto, em que consiste essa "espiritualidade subversiva" (parafraseando E. Peterson)? Em que termos ela se manifesta? Qual a razão de adotar a subversão como um dos fundamentos da vida cristã na vida real?
Primeiramente, Deus agiu de maneira "subversiva" desde a criação... Ele existia desde a eternidade e Ele apenas... Nada ao Seu redor, acima, abaixo ou mais adiante... Simplesmente nada. E, repentinamente, "...Deus no princípio criou os céus e a terra, e a terra era sem forma e vazia..." (Gn 1:1-2a)... Já conseguiu imaginar como deve ter sido brutal, espantoso, assustadoramente espetacular? De repente, do nada, ex nihilo, surge o Universo... Nos momentos seguintes, Deus continua subvertendo a ordem anteriormente existente (a qual também havia sido governada por Ele, se pensarmos bem) e cria todas as coisas somente com a sua Palavra, usando a sua voz... A física, com seus fenômenos ondulatórios mecânicos, se torna impotente, insuficiente, pois no vazio ecoava uma voz e, imediatamente, tudo aparecia (Sl 33:9). Finalmente, Deus (Elohim, palavra pluralizada no hebraico) pratica a maior das subversões da criação: o homem (Gn 1:26)! Sim, eu e você, somos produtos da mente de Alguém muito superior, que não cabe nesse pequeno post...
Eu poderia citar outras "subversões de Deus" mostradas ao longo dos relatos bíblicos, mas quero destacar a última, mas incomparavelmente absurda, insana, impressionante, indescritível... Deus "se subverteu" e durante o apogeu do Império Romano, nasce um menino em Belém da Judéia, chamado Jesus... Mais diretamente, Deus nasce e vem ao mundo através de uma criança nascida numa estalagem na atual Cisjordânia, região ocupada pelos palestinos... Considerando um aspecto desse acontecimento estonteante, mais constrangedor é pensar que Deus teve de "fugir" com seus pais para não ser mosto pelo Rei Herodes, ou até mesmo que Ele brincava nas areias do deserto, que teve amigos na sua infância etc. Sim, de fato, essa é uma questão de fé individual, entretanto quando tudo isso começa a fazer sentido, a melhor palavra para definir o ocorrido é "subversão"... Deus foi como um de nós em toda a plenitude de sua humanidade-divindade; logo, Ele nos entende, nos conhece, nos cerca, se faz real em cada canto, em cada esquina, em todo o lugar (Sl 139:7-12).
Eu acredito num Deus que nasceu e viveu uma vida análoga à que vivo hoje, num Deus que fez coisas que ninguém fez, que disse coisas que ninguém disse, que finalmente sofreu o que ninguém poderia sofrer... Eu creio num Deus que morreu para salvar pessoas como eu, pecadores, perdidos, incompletos, insuficientes, imperfeitos... A diferença é que hoje não há mais pedra, somente lençóis... A voz do anjo proclama: "...porque buscar entre os mortos ao que vive?... Ele não está aqui, pois ressuscitou..." (Lc 24:5b-6a) Ele ressuscitou, está vivo e é real... A melhor notícia que eu posso dar a você, caro leitor, é que a história de Deus não é um conto de fadas, que sempre acaba em final feliz e fica só na imaginação... A história de Deus nem sempre terá finais felizes (João 16:33) mas terá o maior Gran Finale jamais visto... E ela não é conto de fadas, ela é real!
Jesus disse para nos arrependermos e crermos no evangelho... E o evangelho é a expressão de três pequenas frases: Cristo morreu, Cristo ressuscitou e Cristo virá novamente...  Deus está fora das fronteiras eclesiológicas, religiosas... Ele se revelou a nós através de Seu Filho Jesus Cristo e deseja se relacionar conosco... Quem está pronto para a aventura de conhecer o "Indescritivelmente Subversivo"?
A corrida começou e bobo é quem por último chegar!


Soli Deo Gloria!